DestaquesPolítica

Informes rápidos do eliaslacerda.com

Empresários que investem no lazer esportivo dos timonenses

carlos-fernandesEmpresários de setores distintos que mantém laços familiares e de amizade em Timon, Clécio Feitosa(foto acima à esquerda), da Focus Veículos (Teresina) e Carlos Fernandes (de óculos), da Carlos Fernandes Imóveis (Timon) , não só empregam timonenses em suas empresas. Como empreendedores modernos e de sensibilidade social com a cidade que lhes ajudou na vida, eles também gostam de investir no lazer esportivo local. No próximo dia 12 começará a Copa Carlos Fernandes e Focus Veículos de Futebol.

O evento, patrocinado pelas duas empresas, vai distribuir 4 mil reais em prêmios. A competição é direcionada a atletas com faixa de idade de 44 anos.

A Copa Carlos Fernandes e Focus Veículos de Futebol acontecerá no campo do Zé Dedé.

As duas empresas que investem nesta competição são parceiras do eliaslacerda.com

 

Delegados oportunizados no governo

assis-ramos-delegadoNunca delegados de polícia tiveram tanta oportunidade uma administração municipal como podem ter agora no Maranhão. Delegado de carreira eleito prefeito de Imperatriz, o timonense Assis Ramos deve oportunizar colegas de profissão no seu governo.

Sabe-se que pelo menos dois deles devem participar da administração municipal daquela cidade.

E não será em função qualquer. O delegado de Policia Civil Josenildo está sendo indicado por Assis Ramos para dirigir a Secretaria Municipal da Educação. O empecilho para assumir o cargo está no Estatuto da Polícia Civil que proíbe  a cessão ou disposição de Policiais Civis para ocupar outras atividades, exceto para Corregedoria ou sistema de segurança pública federal e estadual. Agora é saber como desatar o nó.

 

Desafios de Assis Ramos

imperatrizSegunda maior cidade do estado, mas com vários problemas na infraestrutura de ruas,no trânsito urbano e carências na educação e saúde, assim é Imperatriz. Um desafio para qualquer gestor.

Para se ter uma ideia, apesar do tamanho e importância no estado, mesmo assim Imperatriz que tem atualmente 247 mil habitantes, nunca conseguiu sequer implantar a Guarda Municipal.

Em meio as deficiências o que não faltam também são servidores municipais prontos para cobrar seus direitos. Ao todo são cerca de 7 mil e 200 servidores efetivos e a maioria organizada em sindicatos.

Entre os amigos de Assis Ramos é opinião comum de que o novo prefeito eleito de Imperatriz tem muito boa vontade em fazer o melhor. Resta saber no que dará a sua administração…

 

Sétimo na acusação da farra das passagens de ex-deputados  federais

deputado-setimo-waquimO ex-deputado federal Sétimo Waquim está na lista dos ex-deputados acusados pelo Ministério Público de gastar indevidamente dinheiro da Câmara com passagens indevidas. Segundo o MPF, as investigações se debruçaram sobre gastos com viagens no período de janeiro de 2007 a fevereiro de 2009. A principal acusação é de desvio do benefício em favor de terceiros, mas também houve registros de ilícitos como negociação das passagens fora do ambiente da Câmara.

São 335 passagens usadas no período pelo deputado timonense com gastos de quase 200 mil reais.

 

Não deve dar em nada

 

O ex-deputado timonense integra uma lista com 443 ex-deputados. Só do Maranhão são 12 ex-parlamentares na acusação do Ministério Público.

Para aqueles que torcem contra Sétimo Waquim e desejam o pior para o ex-parlamentar, um aviso: É muito pouco provável que esta ação do Ministério Público Federal prospere. Afinal já se vão mais de sete anos do ocorrido e entre muitos do meio jurídico é opinião comum de que  os ex-deputados federais fizeram com as passagens somente o que era permitido pelas normas da Câmara Federal. Nada mais…

 

Candidatura mantida e votos válidos

irmao-william1O candidato a vereador pelo PSC, o empresário e ex-secretário Municipal de Meio Ambiente, Irmão William, teve seu registro cassado pela justiça eleitoral timonense por ter contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado da época em que foi presidente do Instituto de Previdência do Município de Timon, o IPMT.

O indeferimento não desanimou William que recorreu da decisão local para o Tribunal Regional Eleitoral.

O recurso deu certo e os votos de Irmão William foram validados. Tivesse sido eleito poderia ser diplomado e tomar posse.

Irmão William , mesmo com todo o ambiente de insegurança jurídica de sua candidatura, ainda obteve 297 votos.

 

O caso das candidaturas de faz de contas

promotor-antonio-borgesEm todo o Brasil, cerca de 15 mil candidatos não obtiveram nenhum voto. Em Timon cinco deles também foram candidatos e não tiveram sequer os votos de sí mesmos. Agora os promotores eleitorais estão vendo a possibilidade de casos de candidaturas fictícias, aquelas que foram colocadas somente para atender um percentual de candidatos determinado pela lei eleitoral.

Em Timon o promotor Antônio Borges também está investigando esse fenômeno dos sem –votos. Caso se confirme que esses candidatos tiveram mesmo o objetivo de fraudar o processo com candidaturas de “faz de contas”, eles poderão responder por crime de falsidade ideológica e, dependendo do caso, pode ser feito o pedido de destituição do mandato dos eleitos da coligação da eleição proporcional a que eles pertencem.

Difícil é o Ministério Público provar isso tudo e lograr êxito numa ação dessas…

 

Candidatura a contragosto

roseana_sarneyPrincipal liderança política do estado até poucos anos atrás, a ex-governadora Roseana Sarney, ver-se enrolada até o pescoço em várias denúncias de corrupção no seu governo. A situação tem lhe proporcionado profundo desgaste junto ao eleitor maranhense e pior ainda: O futuro parece querer lhe reservar muitos problemas com a justiça, pois o Ministério Público tem movido várias ações contra ela.

Diante dos últimos acontecimentos, mesmo que Roseana tenha prometido no passado que não voltaria a ser candidata, agora o destino parece lhe colocar numa necessidade sem precedentes de ter um mandato. Um mandato lhe daria foro privilegiado, um guarda chuvas contra a chuvarada de processos que estão movendo contra sua pessoa.

Que ela deverá disputar o pleito 2018 todos sabem, o problema é saber a que cargo a ex-governadora pretende buscar. Acostumada a concorrer e ganhar para os cargos políticos mais importantes do estado (já foi governadora e senadora), Roseana pode ser obrigada a se contentar com uma candidatura de deputada federal. E há até alguns defendendo que o melhor mesmo para ela seria disputar uma vaga para deputada estadual. Teria chances quase certa de se eleger…

anuncio-geraldin

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade