Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

A mensagem de WhatsApp que pode livrar o ex-presidente Bolsonaro

Uma resposta dada por Jair Bolsonaro no WhatsApp pode livrá-lo da acusação de tramar contra Alexandre de Moraes para tentar um golpe de Estado.

Em relatório apresentado ao ministro do STF, a Polícia Federal (PF) citou o referido “zap” como um indício de que Bolsonaro não teria participado do suposto plano, que também levou à condição de investigados o ex-deputado Daniel Silveira e o senador Marcos do Val.

No documento produzido pela Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado, a PF enfatizou uma troca de mensagens entre Bolsonaro e Do Val, de 1º de fevereiro deste ano. Na ocasião, o senador mandou ao ex-presidente prints de conversas dele próprio com Daniel Silveira e com Alexandre de Moraes.

Nos diálogos, Marcos do Val era incitado por Daniel Silveira a ingressar numa “missão” que poderia “salvar o Brasil”. O senador, por sua vez, avisava a Alexandre de Moraes sobre a suposta trama criminosa.

Ao ler os prints enviados por Do Val, Bolsonaro respondeu apenas: “Coisa de maluco”.

PF aventa cenários

A falta de interesse de Bolsonaro no assunto e a crítica feita pelo ex-presidente chamaram a atenção dos investigadores. Obtido pela coluna, o relatório foi remetido a Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito que corre no STF. Nele, a Polícia Federal descreveu três cenários possíveis.

No primeiro, a PF vislumbrou “a possibilidade de que Daniel Silveira, para conferir importância e credibilidade inexistentes à sua malfadada orquestração de um golpe de Estado, estivesse se utilizando do nome de Jair Bolsonaro”.

No segundo, avaliou “a possibilidade de que eventuais encontros entre Do Val, Silveira e Bolsonaro — se de fato existentes — hajam tratado de assunto diverso do revelado nos prints encaminhados (orquestração de um golpe de Estado)”.

E, na última hipótese, a Polícia Federal cogitou a possibilidade de ter havido “atuação de caráter absolutamente ambíguo de Marcos do Val, que parecia valer-se de prints de conversas com as mais altas autoridades da República para, colocando-as umas contra as outras, angariar prestígio pessoal e político”.

Se nenhum batom na cueca surgir ao longo do inquérito, a resposta dada por Bolsonaro a Do Val tende a favorecer o arquivamento do caso.

Os cenários foram descritos pela PF antes da delação de Mauro Cid. Novas informações, claro, podem alterar o rumo das investigações.

 

Da coluna do Paulo Capelli

5 cometários

Cleiton Araujo
Comentou em 16/09/23

Jaula nele.

Joserisvaldo
Comentou em 16/09/23

Um mundo onde o sistema de corrupção atravessasse os oceanos numa só corrente, os verdadeiros precisam silenciar para não serem tragados pela máfia. Todas as horas a imprensa falada e escrita estão noticiando textos que parecem fatos e que no final parecia ou parece mesmo que eram ou são factoide…Uma fábrica de notícias sem limites que nos gera expectativas e que depois nos frustram.
Afinal, onde está a verdade e aonde vamos chegar com muita gente da toga (se achando artista) e da oa política fazendo (politicagem?) Por exemplo: este congresso está uma M, e, não está pior ainda pq temos uma minoria de deputado federais que tem vergonha na cara e respeitam o voto a que lhes foram confiados.

Um país que ver o espetáculo da toga, e depois essas togas viram troféus, desmoralizar nosso bons magistrados que no nosso país são minoria que merecem.nossa credibilidade!

Paulo
Comentou em 16/09/23

Bora falar um pouco da mini reforma vergonhoca do deputado federal do maranhao… vergonha nacional!

Justiça Brasil
Comentou em 17/09/23

E PRECISO MAIS .JUSTIÇA NESTE PAIS….MUITO INOCENTES PRESOS CITO NO CASO DOS MILITARES DE BRASILIA E SEM SER CONDENADOS , SEM SALARIOS E TORTURA NAO TEM OU FONTE DE RENDA…PASSANDO FOME.

Gildo sabino
Comentou em 17/09/23

Que Deus nos livre do sistema corrupto na política que se unem para saquear os cidadãos para roubar aqueles que pagam impostos e vai pro bolso dos corruptos .

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!