TSE decide se cassa ou não os mandatos de dois vereadores de Timon nesta terça (29)

O Tribunal Superior Eleitoral, TSE, vai julgar nesta terça-feira (29) o mandato de dois vereadores de Timon.

Os vereadores são irmão Francisco Helber da Costa Guimarães, o Helber, e Antonio Francisco da Silva, o Irmão Francisco, ambos do Republicanos.

Acima Helber Guimarães (esquerda) e Irmão Francisco; TRE do Maranhão deu ganho de causa aos dois vereadores, mas Tribunal Superior Eleitoral dará palavra final nesta terça.

Os dois vereadores foram eleitos em 2020 na chapa que tinha como candidato a prefeito o coronel Schinneyder. A eleição deles foi questionada na justiça, onde foi acusada de praticar a fraude eleitoral na colocação de candidaturas reservadas a mulheres. A ação é resultado da acusação de que o partido não cumpriu a cota feminina estabelecida na Lei Eleitoral.

A ação na justiça eleitoral já foi julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão em novembro do ano passado e a corte deu ganho de causa aos dois vereadores, mas foi apresentado um recurso para o Tribunal Superior Eleitoral onde o caso deverá ter um desfecho final nesta terça (29). Reveja aquele julgamento clicando aqui

Caso a ação tenha desfecho contrário a Helber Guimarães e Irmão Francisco, os suplentes beneficiados a serem chamados para assumir o mandato dos dois serão Francisco Torres e Edison Capiau.

O julgamento está marcado para o começo da noite desta terça.

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

4 comentários sobre “TSE decide se cassa ou não os mandatos de dois vereadores de Timon nesta terça (29)

  1. É triste perder um verdadeiro vereador como o irmão Francisco, vereador esse que verdadeiramente trabalha pelo povo, sou testemunha disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *