Audiência pública discutiu Rede de Proteção a pessoas em situação de rua em Timon

O município de Timon possui atualmente uma Rede de Atuação voltada para o atendimento às pessoas em situação de rua. O fluxo desta rede mantida pela Prefeitura de Timon foi pauta na audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (14) pelo Ministério Público de Timon, no auditório do Fórum.

 “Temos grandes profissionais da assistência social e da saúde no nosso município e sabemos que temos uma rede atuante que atende hoje a população em situação de rua. Tenho orgulho de trabalhar aqui e hoje chegamos a esse importante dia para discutirmos e firmar nossa parceria junto à sociedade e à gestão municipal e ver de perto todas as necessidades dessa população”, afirma o promotor de justiça, Dr. Antônio Borges.

A audiência contou com a presença de representantes do Ministério Público, Prefeitura de Timon, sociedade civil, OAB de Timon, Defensoria Pública e dos grandes personagens desse dia, os usuários do serviço. “Sou de Juazeiro do Norte e hoje me encontro aqui. Quero trabalhar aqui e agradecer a equipe do abrigo que me recebeu tão bem”, afirma Damião Silva, usuário que frequenta o Centro Pop.

O vice-prefeito João Rodolfo esteve presente representando a prefeita Dinair Veloso e falou da solidez do serviço. “Enfrentamos os problemas de frente e com essa audiência podemos ver de perto todo o trabalho desenvolvido na Rede de Atuação para as pessoas em situação de rua. Sabemos que o MP é um grande parceiro nessa jornada e juntos estamos construindo uma cidade melhor para nossa população”, afirma.

Todo trabalho já realizado pela gestão municipal de forma intersetorial foi apresentado durante a audiência. “O município está bem à frente na plataforma de serviços oferecidos”, afirma o promotor de justiça, diretor da secretaria de assuntos institucionais do MP e coordenador do Programa de Atuação em Defesa de Direitos Humanos (PADHUM), José Márcio Maia Alves.

Durante a audiência, as assessoras técnicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Adriana Cabral e Clarissa Mota, apresentaram ao público presente a Rede de Atuação para pessoas em situação de rua em Timon. Hoje, o município disponibiliza a essa população um fluxo de atendimento sólido, com porta de entrada na Rede de Assistência Social no Centro Pop, onde o usuário encontra um serviço diário de acesso a refeições, higiene básica, informações sobre documentação pessoal e atividades em grupo com orientador social, psicólogo e assistente social. Todos que acessam o serviço são cadastrados e muitos que não possuem documento são encaminhados para atualizar sua documentação.

Após esse primeiro contato, as equipes apresentam ao usuário um acolhimento integral, onde os interessados são encaminhados para a Casa Cidadão. Lá as pessoas encontram abrigo para permanecer o tempo que for preciso. Os dois locais de atendimento possuem equipe completa, com psicólogo, assistente social e orientador social, nos turnos manhã e tarde, para um trabalho diário de desenvolvimento da autonomia e do protagonismo desse usuário, a fim de que ele saia dessa situação.


Além disso, a Prefeitura de Timon inaugurou em junho o Consultório na Rua, que atende essa população em vulnerabilidade social. Em um mês já foram realizados 271 atendimentos. O Consultório na Rua é composto por equipe multidisciplinar de médico, assistente social, enfermeiro e técnico em enfermagem. Em uma van itinerante, os profissionais realizam uma busca ativa por pessoas em situação de rua e oferecem os serviços de saúde.


Ao final da audiência foi assinado um termo de cooperação como garantia de compromisso de todos os representantes com os avanços da rede de proteção às pessoas em situação de rua. O termo foi assinado pelos representantes do MP, a OAB, Defensoria Pública e a Prefeitura de Timon.

 

Da assessoria

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *