Destaques

Divulgada pesquisa IPEC para governador do Maranhão e senador

O Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (IPEC) e a TV Mirante divulgaram nesta terça-feira, 23, primeiro levantamento de intenção de votos para o governo do Maranhão e Senado. Nesta primeira pesquisa, o governador Carlos Brandão (PSB) lidera com 28% da opinião dos eleitores.

A pesquisa, que tem registro com o número MA-06254/2022, ouviu 800 eleitores nos dias 17 a 23 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiabilidade é de 95%.

Para o governo, os números mostram a liderança de Carlos Brandão. O socialista tem
28% das intenções de votos. Este percentual é 12 pontos maior que do segundo colocado, o senador Weverton Rocha (PDT) que aparece com 16%.

Foram ouvidos 800 eleitores nos dias 17 a 23 de agosto; levantamento tem registro MA -06254/2022, margem de erro de 3 pontos percentuais e grau de confiabilidade de 95%.

O pedetista está tecnicamente empatado com o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSD), que aparece com 14%.

Vem depois o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC), com 10%. Em seguida aparece Professor Joás Moraes (DC) com 2%. Aparecem empatados Enilton Rodrigues (PSOL), Frankle Costa (PCB) e Simplício Araújo (SD) com 1% cada
um. Hertz Dias (PSTU) não pontuou.

Rejeição

O IPEC mostra ainda a rejeição de cada candidato ao governo. Carlos Brandão é quem tem maior rejeição com 18% da opinião dos eleitores. Edivaldo aparece depois com 17%.

Em seguida aparece Weverton Rocha com 16%, Simplício Araújo com 13%, Frankle Costa com 9% e Lahesio Bonfim com 8%. Professor Joás Moraes tem 7% de rejeição mesmo percentual de Enilton Rodrigues. Hertz Dias aparece com 6%.

Senado


Na disputa pela vaga única do Senado, o ex-governador Flávio Dino lidera com 50% das intenções de votos. Ele é seguido de longe pelo candidato a reeleição, Roberto Rocha (PTB) que aparece com 21%.

O candidato ao senado do Democracia Cristão, Ivo Nogueira, obteve 4% das intenções
de votos, Saulo Arcangeli, 2% e Antônia Cariongo, 1%.

No cenário espontâneo, Flávio Dino também vem na frente com 21%, Roberto Rocha
com 7% e os demais candidatos não pontuaram.

Do Imirante

5 Comentários

  1. Tou pensando que nas próximas pesquisas palacianas o Brandão vai ganhar no primeiro com 90% dos votos , moço tá demais esses mentiras kkkkkkkkk

      1. Também acho que está fora da realidade, o Weverton não tem 10% de intenções voto.
        Kkkkkk

  2. No Maranhão, o número de aptos é de 5 milhões 42 mil e 999, dos quais 4 milhões 403 mil e 760 (87,32%) têm dados biométricos cadastrados (foto, assinatura e digitais) e 639 mil 239 mil (12,68%) não e ainda 735 com nome social habilitado.
    Pesquisas falsas, beneficiando o candidato tampão, logo ele que se juntou ao Grupo Sarney para entregar o governo para os mesmos que destruiu o Maranhão nós últimos 50 anos.
    Do que adianta fazer pesquisa com 800 pessoas se o Maranhão tem 5 milhões de eleitores. Só pra gastar dinheiro mesmo com pesquisas fake news. Totalmente fora da realidade.
    Logo hoje que a justiça cancelou as transferências para os prefeitos aliados no valor de 60 milhões para a saúde para cumprir os acordos para a eleição. Enquanto isso o Maranhão a cada dia fica mais podre e pobre com o Comunista Brandão.

  3. PESQUISA DO IBOP = IPEC = FAKE NEWS = A CORRUPÇÃO DO GOVERNO TAMPAO
    PARA O CARO LEITOR BASTA VER AS INFORMAÇÕES COLHIDAS PELO TRE0-MA, NEM MUNICIPIOS FORAM DIVULGADOS E AINDA MAIS 800 PESSOAS ABORDADAS OU ATE MESMO A PRORPIA EMPRESA PODE ESPECULAR-SE AS PROCENTAGESN

    Levantamento com apenas 800 eleitores foi realizado sem as áreas em que os eleitores foram ouvidos, mas o instituto – formado por ex-diretores do Ibope – mesmo assim, teve a divulgação autorizada pela Justiça Eleitoral
    Quem acessou o registro da pesquisa do Instituto Ipec realizada com apenas 800 eleitores maranhenses – divulgada na noite desta terça-feira, 23, pela TV Mirante – e tentou saber em quais municípios ela foi realizada, encontrou a mensagem acima no site do Tribunal Superior Eleitoral.
    Segundo a própria Justiça Eleitoral, o levantamento “não possui arquivo de bairros/municípios”.
    Os dados sobre as localidades pesquisadas não foram encaminhadas ao TRE- que aceita este tipo de dinâmica com base na lei eleitoral, obrigando o instituto a entregar a lista de localidades pesquisadas depois da divulgação – por que ela foi vendida como sendo do Maranhão, mas não aponta em que municípios foi feita.
    uriosamente, o ex-prefeito Lahésio Bonfim (PSC) – que o próprio Palácio dos Leões diz há meses que está disputando o segundo lugar – apareceu em quarto, com meros 10%, atrás do ex-prefeito da capital, Edivaldo Júnior, com 14%.
    O levantamento divulgado na Mirante causou espanto até mesmo em aliados do governador-tampão; muitos ligaram ao blog Marco Aurélio d’Eça para levantar questionamentos sobre o resultado.
    Os 800 eleitores ouvidos pelo IPEC – instituto criado por ex-diretores do extinto Ibope – foram ouvidos entre os dias 17 e 23 de agosto

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade