Fundef no Maranhão: Professores declaram guerra a sindicato contra descontos para advogados

Ontem, segunda (6) , professores fizeram protesto próximo ao Palácio dos Leões, em São Luis, contra os descontos de 15% de horários a advogados e condenaram o comportamento do Sinproesemma

Nunca na história a diretoria do Sinproesemma, o sindicato dos professores da rede estadual de ensino do Maranhão esteve tão desgastada junto a categoria como atualmente. A posição da entidade a favor dos advogados que buscam na justiça descontos nos precatórios do FUNDEF  de 15% para seus honorários, tem revoltado muitos professores do estado.

O desconto pode abocanhar algo em torno de 400 milhões dos professores e entregar aos advogados.

Por conta dessa situação, muitos filiados ao sindicato estão defendendo se desfiliar da entidade. A desfiliação pode acontecer em massa e até falir o sindicato.

A situação segue em disputa judicial e o Secretário Estadual da Educação e vice-governador Felipe Camarão entrou na luta a favor dos professores. Ele apresentou recursos no Supremo Tribunal Federal pedindo a derrubada da decisão judicial do ministro Nunes Marques que favorece o pagamento dos 15% aos advogados e prejudica os professores. Por conta dessa guerra judicial, os pagamentos que seriam feitos nesta semana aos professores foram adiados pelo governo estadual que tenta derrubar o bloqueio do ministro Nunes Marques no STF.

A intenção do governo estadual é resolver a situação e pagar a parcela do Fundef aos professores do Maranhão na próxima semana, mas por enquanto ainda segue valendo a decisão do ministro Nunes Marques.

O professor do estado pode consultar clicando aqui para saber quanto tem a receber. O valor está atualizado com a decisão do ministro do STF, ou seja, com os indesejados descontos de 15% que o governo tenta mudar até a próxima semana.

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Um comentário em “Fundef no Maranhão: Professores declaram guerra a sindicato contra descontos para advogados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *