Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Luciano Leitoa visita povoados da zona rural e reafirma compromissos de campanha

842A7354

O prefeito de Timon, Luciano Leitoa, tirou o dia inteiro de ontem (21) para fazer visitas a zona rural do município. Lá ele viu de perto os avanços que têm acontecido com o aumento da produção de alimentos e criação de animais. Isso tem acontecido graças ao empenho da gestão municipal, que através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP) tem garantido a distribuição de grãos, animais reprodutores e toda assistência de máquinas e profissionais.

842A7111 - Cópia

Acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Mayner, o gestor municipal percorreu 10 localidades (Povoados Cajueiro, São João, Sítio Escuro, Coheb II, Boa Esperança, Olho D’água, Cajueiro, Brejo do Meio, Mocambo, Vila de Deus e Buritizinho) e acompanhou a visita que os técnicos da secretaria realizam regularmente para atender as demandas dos moradores de cada região. Plantações de feijão, milho, mandioca, melancia, abóbora, banana, quiabo, pimentas, criação galinhas, bodes e carneiros estão entre as atividades mais cultivadas. A proposta é ampliar a agricultura familiar para gerar renda e garantir que a produção chegue em maior quantidade ao cardápio da merenda escolar do município.

842A7162 - Cópia

Um bom exemplo é do jovem Tiago Henrique, 27 anos, do Povoado Cajueiro, que tem uma criação que chega a 250 capotes e mais de 500 galinhas. Toda a sua produção tem destino certo e é consumida por restaurantes de Teresina e Timon. “A prefeitura me abriu portas com acessos a bancos, a facilitação de créditos, a estrada que ajuda muito a minha propriedade com a escoação da matéria prima que eu estou criando aqui”.

842A7127 - Cópia

Outra realidade que entusiasma a produção rural é a do povoado Boa Esperança, que tem 12 famílias produzindo em quase 24 hectares de terra Milho e Feijão. O senhor Severino Francisco, 63 anos, fala da alegria em ter essa oportunidade de receber da prefeitura as condições para plantar. “Recebemos os grãos para plantar e o trator veio aqui para preparar a terra”.

842A7201 - Cópia

Já no povoado São João, o senhor José Francisco contou emocionado como perdeu boa parte de sua criação de porcos alguns anos atrás por causa de uma doença. “Eu fiquei triste e minha esposa também, mas o pessoal veio até aqui há uns quatro anos e me ajudou. Hoje eu tenho vários animais aqui e com em fé de Deus e a ajuda do pessoal da agricultura vou conseguir que a criação cresça. Tudo aqui a gente vende lá em Timon. Às vezes até falta e a agente não dá conta, mas com o crédito do banco que conseguimos vamos fazer crescer”.

842A7204 - Cópia

De acordo com o secretário Jair Mayner, “a secretaria tem apostado em três arranjos produtivos: cajucultura, fruticultura irrigada e a criação de pequenos animais”. Além de oferecer os grãos e os animais “estão sendo planejadas várias ações de assistência técnica pontuais, capacitação e trabalho de mecanização da lavoura e com isso serão traçadas metas para o município nos próximos anos”, disse Jair.

842A7189 - Cópia

É com esses investimentos e incentivos que a realidade de muitas famílias tem sido transformada ao longo dos últimos anos. Na oportunidade, o secretário Jair explica que estão sendo implementados os Projetos Mais Caju, Mais Carne e Mais Irrigação para dar ainda mais condições de crescimento às família do campo.

842A7232

“Vamos continuar oferecendo condições para que as famílias do campo continuem se desenvolvendo na atividade rural. A vocação para a produção já existe e é por isso que vamos incentivar cada vez mais. Estamos conseguindo gerar renda e ampliar a compra dessa produção para a merenda escolar. É uma verdadeira integração de ações que beneficia muitas famílias”, comentou o prefeito Luciano Leitoa.

842A7385

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael