Águas de Timon participa de eventos na semana da água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Águas de Timon está participando de palestras educativas sobre os recursos hídricos, principalmente quanto ao tratamento da água que chega às torneiras dos timonenses. Promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA, a ação é norteada pelo tema “Lei das águas – Construção, desconstrução e desafios – Realidade regional e local”.

O engenheiro químico Mateus Saraiva explicou aos alunos do Centro Integrado de Ensino João Lula, os processos de tratamento da água que abastece a zona urbana de Timon. “A Águas de Timon atua com captação superficial e subterrânea, ou seja, através de poços tubulares e do rio Parnaíba, que dá nome à Estação de Tratamento de Água”, explica o trainee da concessionária. “Toda a água distribuída aos imóveis regulares da área urbana do município passa por rigoroso controle de qualidade. Os parâmetros de potabilidade atendem às determinações da Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde. É possível acompanhar essas informações na conta de água e através de nossos canais de comunicação”, completa.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, a explanação da empresa quanto às etapas de tratamento e os serviços prestados no município são de extrema relevância para o enriquecimento do debate que envolve a temática dos recursos hídricos. “É de grande valia mostrar o trabalho que está sendo realizado pela empresa para a sociedade, e, assim, demostrar a evolução e desenvolvimento que os investimentos em saneamento básico estão trazendo para cidade”, destacou Jailson Oliveira.

“É importante eles terem esse conhecimento a mais, para conscientizá-los de que esse bem pode acabar e que eles têm que cuidar. Um aluno pode conscientizar uma família, essa família, outra, o que vira uma rede”, observa a coordenadora pedagógica Claudete Pimenta. “ Muito interessante trazer informação para os alunos sobre água. Só há mudança através da conscientização”, complementa a professora Gliciane Sousa.

A zona urbana do município, área de atuação da Águas de Timon, conta com acesso universal à água tratada. Isso significa água de qualidade a 100% dos imóveis regulares junto à concessionária. Tal meta, alcançada em um ano de concessão, é resultado de forte investimento em melhorias operacionais, como 44 mil metros de novas redes, troca de 40 bombas e painéis elétricos, implantação de monitoramento remoto, em tempo real, via Centro de Controle Operacional. E, sobretudo, da implantação de sistemas de tratamento da água, abrangente tanto na captação da água que vem dos poços, quanto a captada do rio Parnaíba.

A água que abastece o timonense leva saúde, qualidade de vida e desenvolvimento às famílias, e, com os investimentos em coleta, afastamento e tratamento de esgoto, a valorização imobiliária, aumento da produtividade no trabalho e redução de doenças, tão aguardados pela população, logo serão realidade. O esgotamento sanitário será universalizado em 11 anos. A Águas de Timon vai investir, em três décadas, 180 milhões de reais.

(Assessoria)

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Barro Forte
WhatsApp chat