Destaques

Mulheres lideram pesquisa para o governo de Pernambuco

A pesquisa eleitoral de maio do instituto Paraná Pesquisas para o Governo de Pernambuco, divulgada nesta segunda (16) mostra Marília Arraes (SD) liderando a corrida. É a primeira vez que o levantamento testa a ex-petista como pré-candidata ao executivo.

No levantamento estimulado, quando apresenta-se os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, Marília Arraes fica com doze pontos percentuais de vantagem com relação a Raquel Lyra (PSDB), pré-candidata que ocupa o segundo lugar no ranking de intenção de voto ao Governo de Pernambuco.

Ela aparece empatada tecnicamente com Miguel Coelho (UB), terceiro colocado, que por sua vez está empatado tecnicamente com Anderson Ferreira (PL), quarto lugar na pesquisa eleitoral. Danilo Cabral, que nesta semana marcou a presença do PT à sua chapa lançando Teresa Leitão ao Senado, ficou em quinto lugar.

Os candidatos mais à esquerda, João Arnaldo (PSOL) e Jones Manoel (PCB), ocupam as últimas posições no ranking de intenção de voto ao Governo de Pernambuco. Juntos, eles somam 2%.

Chama atenção que, num cenário sem Raquel Lyra concorrendo ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes chega a 34,9% de intenção de voto. No último levantamento feito pelo Paraná Pesquisas, em março, a tucana liderava com 25,8%, mas a ex-petista estava no principal cenário da disputa.

Num terceiro cenário, sem Miguel Coelho, Marília Arraes seria a maior beneficiada, ganhando 3,8 pontos percentuais. Raquel Lyra, por sua vez, soma 2,8% sem o ex-prefeito de Petrolina concorrendo ao Governo de Pernambuco.

Todos os cenários da pesquisa eleitoral Paraná Pesquisas para o Governo de Pernambuco:

Confira todos os cenários para o primeiro turno da disputa pelo Governo de Pernambuco testados pela pesquisa eleitoral

Cenário 1

  1. Marília Arraes (SD): 28,8%
  2. Raquel Lyra (PSDB): 16,0%
  3. Miguel Coelho (UB): 13,6%
  4. Anderson Ferreira (PL): 12,1%
  5. Danilo Cabral (PSB): 7,1%
  6. João Arnaldo (PSOL): 1,3%
  7. Jones Manoel (PCB): 0,7%
  8. Branco ou nulo: 13,5%
  9. Não sabe ou não respondeu: 7%

Cenário 2

  1. Marília Arraes (SD): 34,9%
  2. Miguel Coelho (UB): 15,4%
  3. Anderson Ferreira (PL): 12,8%
  4. Danilo Cabral (PSB): 8,3%
  5. João Arnaldo (PSOL): 2,2%
  6. Jones Manoel (PCB): 1,5%
  7. Branco ou nulo: 17,0%
  8. Não sabe ou não respondeu: 7,9%

Cenário 3

  1. Marília Arraes (SD): 32,6%
  2. Raquel Lyra (PSDB): 18,8%
  3. Anderson Ferreira (PL): 12,6%
  4. Danilo Cabral (PSB): 7,7%
  5. João Arnaldo (PSOL): 1,4%
  6. Jones Manoel (PCB): 0,9%
  7. Branco ou nulo: 18,2%
  8. Não sabe ou não respondeu: 7,7%

Para o segundo turno, foram testados os seguintes cenários:

  • Marília Arraes (SD) 51,4% x 18,7% Danilo Cabral (PSB) | B/N: 23,4%
  • Raquel Lyra (PSDB) 41,8% x 20,3% Danilo Cabral (PSB) | B/N: 27,5%
  • Miguel Coelho (UB) 35,0% x 22,7% Danilo Cabral (PSB) | B/N: 30,9%
  • Danilo Cabral (PSB) 29,1% x 28,1% Anderson Ferreira (PL) | B/N: 33,2%

Mais informações sobre a pesquisa eleitoral do Paraná Pesquisas para Pernambuco

O trabalho de levantamento de dados foi feito através de 1510 entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 60 municípios entre os dias 10 a 14 de maio de 2022. O nível de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6% para os resultados gerais.

 

Quem são os pré-candidatos ao governo de Pernambuco:

Raquel Lyra (PSDB)

Advogada com pós-graduação em Direito Econômico e de Empresas, Raquel Lyra é ex-prefeita de Caruaru e deixou o mandato para concorrer ao governo de Pernambuco pelo PSDB. Lyra também já foi delegada da Polícia Federal, chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos e deputada estadual por dois mandatos consecutivos, de 2011 a 2017. Natural de Recife, ela foi eleita prefeita de Caruaru em 2016 e reeleita em 2020.

Miguel Coelho (União Brasil)

Nascido em Recife, Miguel Coelho é bacharel em Direito e tem pós-graduação em Liderança e Gestão Pública. Ex-prefeito de Petrolina, Coelho é pré-candidato a governador de Pernambuco pelo União Brasil. Ele já foi deputado estadual pelo PSB e durante seu mandato criou a Comissão do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), para investigar os atrasos de obras como a transposição do rio São Francisco e a Transnordestina.

Anderson Ferreira (PL)

Ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes (PE), Anderson Ferreira é pré-candidato ao governo pernambucano pelo PL. Nascido em Recife, Ferreira foi eleito duas vezes deputado federal, em 2010 e 2014.

Danilo Cabral (PSB)

Formado em Direito, Danilo Cabral é deputado federal por Pernambuco e foi escolhido para concorrer ao governo pelo PSB, partido do atual governador Paulo Câmara, que não pode se reeleger. Cabral é natural de Surubim (PE), foi vereador de Recife, de 2005 a 2009, e ocupou a secretaria de Planejamento do estado durante o governo de Paulo Câmara.

Marília Arraes (Solidariedade)

Marília Arraes é deputada federal e presidente estadual do Solidariedade, partido pelo qual concorre ao governo pernambucano. Natural de Recife (PE), Arraes é advogada e iniciou a carreira política como vereadora, foi eleita em 2008 e reeleita quatro anos depois. Foi secretária de Juventude e Emprego de Pernambuco na gestão de Eduardo Campos e, em 2020, concorreu à prefeitura de Recife, mas foi derrotada pelo primo João Campos (PSB) no segundo turno. É a candidata do Solidariedade a governadora de Pernambuco em 2022.

Jones Manoel (PCB)

Formado em História e com mestrado em serviço social, Jones Manoel é youtuber e professor de história. Natural de Recife, é militante político do PCB e foi lançado como candidato a governador de Pernambuco pelo partido nas eleições de 2022.

Armando Filho (PRTB)

Nascido em Cabo de Santo Agostinho (PE), Armando Filho é cantor e compositor de músicas evangélicas e foi lançado como candidato ao governo pernambucano pelo PRTB. Essa é a primeira vez que ele irá disputar uma eleição.

João Arnaldo (PSOL)

Nascido em Salgueiro (PE), João Arnaldo é advogado com mestrado em desenvolvimento e meio ambiente. Arnaldo foi candidato a vice-prefeito do Recife na chapa com Marília Arraes (PT) em 2020, mas não se elegeu. É a aposta do PSOL como candidato a governador de Pernambuco nas eleições em 2022.

Jadilson Bombeiro (PMB)

Jadilson Francisco Andrade, conhecido como Jadilson Bombeiro, é sargento do Corpo de Bombeiros de Pernambuco e suplente de vereador em Olinda (PE). Natural de Recife, Jadilson é formado em Direito e em Ciência Política, e possui pós-graduação em direito penal e processo penal. Ele foi anunciado como pré-candidato a governador de Pernambuco pelo PMB.

 

Do Jornal do Comércio e blog do Jota

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade