Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Piauí: Governador Wellington Dias prorroga a quarentena até 21 de maio

O governador Wellington Dias (PT) anunciou nesta quinta-feira (30) a prorrogação da quarentena no Piauí até 21 de maio. O decreto que estabeleceu o isolamento social no estado vence hoje. O anúncio foi feito durante uma live por meio das redes sociais por volta das 14h30. Na quarta, o Piauí ultrapassou a marca de 500 casos confirmados do novo coronavírus, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Hoje, o governador recebeu a pesquisa por amostragem sobre a situação da covid-19 no Piauí. O Instituto Amostragem estima que o Piauí tem 3.783 infectados pelo novo coronavírus. A pesquisa foi realizada com 4.325 pessoas em 14 municípios entre os dias 24 e 28 de abril. A margem de erro é de 2%.

“Foi aprovado pelo Comitê a renovação do decreto até 21 de maio. É importante trabalhar o que acontecerá nas próximas semanas. Investir na proteção da população, mais em exames”, disse o governador.

Um levantamento do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) estima que o Piauí poderá chegar ao colapso no sistema de saúde entre os dias 27 de maio a 03 de junho, caso o isolamento social não tenha resultado.

Segundo o governador, o Piauí está com índice de contaminação do coronavírus de 2.2, ou seja, uma pessoa transmite para duas pessoas, enquanto o ideal seria 1. “O Comitê aprovou os critérios para ter a retomada gradativa como sair de 2.2 para 1. Atualmente o Brasil está em 2.8, ou seja, quase 3 pessoas são contaminadas por uma outra”, afirmou Dias.

O governador elogiou o isolamento social no Piauí, que teve uma taxa média de 50%. “O Piauí apresenta uma situação onde o isolamento é um bom indicador. Temos permanecido na casa de 53% desde por volta de 15 de março quando começamos. O mais importante é que temos ficado entre os 5 no país. Hoje estamos em 4º lugar com 58% de adesão ao isolamento social”, afirmou, ressaltando ainda outros tipos de isolamento.

“É positivo também os chamados isolamentos especiais, como o das pessoas que chegam pelas rodovias, aereportos. Hoje temos 2.481 pontos de quarentema no estado. Destaco também o isolamento das pessoas que tiveram contato com pessoas que tiveram o coronavírus”, acrescentou.

 

Do cidadeverde.com

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael