Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Prefeito Luciano Leitoa volta a autorizar o transporte de passageiros na zona rural; Mas com restrições

Devido à necessidade de preservar a saúde dos trabalhadores e usuários do transporte rural de passageiros de Timon (MA) em decorrência da pandemia da Covid-19, o governo municipal adota algumas medidas no sentido de que a crise sanitária seja superada o mais rapidamente possível. Para tanto, o Decreto de Nº 0137, de 26 de Maio, autoriza, com restrições, a prestação de serviços de transporte rural atendendo às exigências e medidas obrigatórias.  O secretário de governo, João Batista, explica que as comunidades rurais necessitam deste tipo de transporte, sobretudo pela necessidade de descolamento para realizar serviços bancários, como o saque do auxílio emergencial oferecido pelo governo federal e do benefício do INSS.  “Em virtude da necessidade do deslocamento, principalmente para a questão do benefício INSS e dos pensionistas e também do auxílio emergencial, foi feita a abertura deste serviço para que a população da zona rural tivesse acesso ao serviço bancário. Então, foi autorizada, com uma série de restrições sanitárias e com redução da capacidade de passageiros, e ainda a obrigatoriedade de desinfecção dos veículos por parte dos proprietários e outras exigências. Eles precisarão tomar uma série de medidas para continuar circulando”, destaca.  Dentre as medidas essenciais exigidas pelo Decreto, os motoristas deverão usar máscaras de proteção facial, assim como colaboradores e passageiros, manter álcool em gel 70% à disposição na entrada e saída do veículo e higienizar superfícies de contato (direção, bancos, maçanetas, painel de controle, portas, catraca, corrimão, balaústres, pega-mão).  Caso ocorra o descumprimento dessas e das demais medidas descritas no Decreto, haverá penalidade, desde a advertência, aplicação de multa de R$ 500,00 a R$ 5.000,00 por passageiro, suspensão da permissão, até a apreensão do veículo. A fiscalização será feita pelo Departamento Municipal de Trânsito, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Superintendência de Limpeza Urbana.

 

Da assessoria

2 cometários

Rômulo Rocha
Comentou em 27/05/20

A Reabertura das linhas de transporte rural torna-se importante para o homem do campo , pois o mesmo necessita receber os benefícios do INSS e os fundos emergenciais, além disso comprar alimentos e medicamentos para sua manutenção . Sugiro que as autoridades políticas planeje um projeto básico para construção de uma Rodoviária Rural municipal . Se houvesse esse terminal neste momento de Pandemia seria importante , pois as autoridades de saúde , ambiental e policial poderiam trabalhar de forma mais adequada na profilaxia da doença. Entretanto o que observamos são vários ônibus rurais dispersos por vários locais em Timon . Assim dificulta o controle.

Joserisvaldo
Comentou em 28/05/20

As medidas tomadas aqui pela gestão do prefeito Luciano, foram importante pra nao agravar a situação do COVID 19 adoecendo a população, virus esse que devia ter recebido o nome de VIRUS DA CHINA-19, e não covid-19.
Bom, a abertura se faz necessário e nos ruralistas aprovamos sim essa medida, foi ruim? Foi, mas as razoes nao se sobrepõe a emoção.

NÃO TENHA MEDO, TENHA CUIDADOS!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael