Destaques

Prestes a completar 20 anos, UEMA de Timon ganha uma nova doutora

A professora da Universidade Estadual do Maranhão, Campus Timon, Maria do Socorro Batista Silva Maciel defendeu no dia 28 de Fevereiro a tese de Doutorado intitulada Cartografia da Escola Pública primária no Maranhão Império na Universidade Federal do Pará.

A historiadora pesquisou por 3 anos como se institucionalizou as primeiras escolas públicas do Maranhão, a partir do ano de 1822, até 1860, configuradas no propósito de educar, instruir e civilizar a população, em meio à formação do Estado Nacional.

A instrução no Maranhão se desenvolveu inicialmente em um cenário próspero visto que a província do Maranhão foi considerada a quarta maior em importância econômica no começo do século XIX , época em que São Luís ganha destaque pela cidade dos poetas: Gonçalves Dias, Odorico Mendes, Souzinha, Sotero dos Reis, Sousândrade, João Lisboa, entre outros intelectuais levando a se autodenominar a “Atenas Brasileira”.

O ciclo da prosperidade declina pela queda do preço do algodão e falta de investimento na agricultura comprometendo o desenvolvimento da instrução.

Ademais, a Revolta da Balaiada que atingiu grande parte do sertão maranhense contribuiu para o estado de pobreza que até hoje nunca o Estado se reabilitou.

De acordo com a pesquisa da professora, mesmo assim, foram consolidadas varias escolas de primeiras letras em localidades da imensa província do Maranhão.

No século XVIII, a então São José da Cajazeiras /Flores,  hoje nossa Timon, era um aglomerado pertencente ao território da Freguesia das Aldeias Altas, hoje Caxias, e, figura na reorganização do ensino público do Estado do Maranhão, quando criou os grupos escolares após a Constituição de 1891, sendo o Grupo Escolar Urbano Santos, primeiro a ser instalado mencionado no Decreto Lei nº 564, de 31 de dezembro de 1941.

Com três anos dedicados a pesquisa para concluir o trabalho que é inédito sobre a Cartografia da Escola Pública Primária no Maranhão Império , a professora Socorro Batista disse que em breve deve disponibilizar na internet  de pesquisa completa a estudiosos, curiosos e outros pesquisadores interessados no tema.

O doutorado da professora Socorro Batista Silva Maciel chega em momento emblemático para a UEMA que completa em maio próximo 20 anos de instalação em Timon. Não deixa de ser um belo presente para o alunado da universidade que tanto tem formado profissionais diversos para o mercado timonense.

 

15 Comentários

  1. Competências e Habilidades essa querida professora tem em sua bagagem, um currículo digno de ser uma secretária de Educação

  2. Eu tive a honra de ser aluna na uema da prof.° Socorro Batista, exemplo de mulher guerreira, batalhadora que a todo instante nos estimulava a não desistir que usava momentos de sua vida pra mostrar que estudando, nos qualificando, adquirindo conhecimento… Nada seria impossível nas nossas vidas. Fico muito feliz em vê mais essa conquista… muito mais que merecida!!!

  3. Uma das melhores professoras que tive na UEMA/Timon, hoje uma amiga que admiro muito e só tenho a desejar-lhe parabéns por esse título, muito merecido. Você foi peça fundamental na minha formação profissional. Beijos querida

  4. Excelente profissional, uma professora maravilhosa, parabéns por esse título. Merece muitooooooo…. Saudades querida

  5. Grande professora Socorro Batista. Nossa Mestre na graduação em Pedagogia (2006-2010) do Cesti/Uema (Timon). Parabéns professora pela conquista

    1. Parabéns, minha amiga! Sou testemunha de sua dedicação e compromisso inarredável com a Educação. Parabéns à UEMA e à toda a classe estudantil, que tem o privilégio de aprender com tão grande e generosa fonte de saber!
      Orgulho de você!

  6. uma grande professora, e uma grande mulher! Sábio aqueles que aproveitam momentos para adquirir conhecimentos!

  7. Tive o prazer de ter sido aluna na UEMA no curso de letras, renomada doutora, professora perfeitaaaa e excelentíssima também como pessoa e humana.

    1. Um ser humano maravilhoso. Ver seus alunos com empatia . Desmaiei na UEMA, me levou hospital e só saiu de lá comigo boa.

    1. Parabéns, minha amiga! Sou testemunha de sua dedicação e compromisso inarredável com a Educação. Parabéns à UEMA e à toda a classe estudantil, que tem o privilégio de aprender com tão grande e generosa fonte de saber!
      Orgulho de você!

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade