Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Projeto “Mensageiros da Paz” envolve alunos em ações para promoção da paz

03

Nove escolas da rede municipal de Timon, sendo duas da zona rural, estão participando do 2º ano do projeto “Mensageiros da Paz”, que visa reduzir casos de violência escolar expressos através de agressões físicas, verbais e da desobediência a normas e à disciplina. A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que está desenvolvendo o projeto com a execução do Núcleo de Apoio ao Educando (NAE) nas unidades onde foram identificados altos índices de conflitos escolares.

 

Nesta primeira fase, está sendo realizada a apresentação do projeto e dinâmicas nas turmas do 6º ao 9º ano. “Estas atividades têm como tema: Respeito, Empatia e Ambiente Cooperativo, e desenvolvem ações voltadas para que os estudantes aumentem o respeito ao colega, aos professores, à família e também ao ambiente em que eles estão inseridos. Também enfatizamos a necessidade de nos colocarmos no lugar do outro para, com isso, evitarmos situações de bullying entre os alunos”, explica a coordenadora da equipe do NAE, Eliane Soares.

01

Como no ano passado, serão três mensageiros por turma, eleitos pela classe por votação, que têm como missão mediar pequenos conflitos utilizando o diálogo. Contudo, neste ano, haverá um revezamento entre os alunos, para que mais jovens sejam beneficiados. Em cada uma das turmas, também é eleito, pelos alunos, o Professor Nota 10, que deverá incluir na sua disciplina os temas e questões relacionadas ao projeto. “No primeiro ano do projeto, os mensageiros foram protagonistas de diversas situações ocorridas em sala de aula, mediando os conflitos por meio de conversas e conselhos. Em algumas das escolas contempladas, vimos ainda que as salas de aula e o ambiente escolar como um todo estavam mais limpos e organizados”, destaca Eliane.

 

A coordenadora ainda destaca que, em 2018, foram contempladas sete escolas que continuam no projeto em 2019 juntamente com mais duas que foram incluídas neste ano. Outra mudança implementada é que o projeto está sendo adaptado para a realidade de cada uma das escolas participantes. “Para isso, fizemos reuniões com os gestores e os professores para que eles se envolvam mais nas atividades e possam apontar os pontos estratégicos que devem ser abordados”, finaliza a coordenadora.

 

Concluída esta primeira etapa com os estudantes, o projeto “Mensageiros da Paz” trabalhará formações dos pais para que eles fortaleçam seus laços familiares e aumentem o acompanhamento dos filhos nas atividades diárias.

02

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael
TekyNik