Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Secretaria de Habitação de Timon promove incentivo a moradores de residenciais a abrir o próprio negócio

A Prefeitura de Timon através da Secretaria Municipal de Habitação é parceira do Projeto de Trabalho Social (PTS) que busca transformar vidas por meio do empreendedorismo, com a oferta de cursos e ações socioeducativas. O trabalho é desenvolvido em três residenciais do antigo programa Minha Casa Minha Vida, atualmente Casa Verde e Amarela. Na cidade foram contemplados os conjuntos Lourival Almeida, Emílio Falcão e Miguel Arraes.

O projeto é da Caixa Econômica Federal e executado por três empresas credenciadas. Somente no residencial Lourival Almeida são 500 famílias, totalizando em média 2 mil pessoas. Nesse conjunto está previsto, por exemplo, ‘aulas de funcional’ para a comunidade como incentivo à prática de atividade física, vida saudável e combate ao sedentarismo.

“Os cursos correspondem ao interesse e vocação da comunidade. No residencial Lourival Almeida, a comunidade demonstrou maior interesse em cursos como design de sobrancelhas, manicure, cabeleireira, gastronomia, mecânica de motos entre outros. A pandemia mudou o ritmo da execução dos projetos, mas continuamos como é possível no momento. Agora, estamos com o atendimento no escritório do Plantão Social e visitas domiciliares”, explica Núbia Mendes Costa, técnica social e coordenadora do projeto social no Lourival Almeida.

Já no residencial Emílio Falcão, nesta semana, foram concluídos os cursos de bolos e tortas, além de um de pizza.

“A ideia é fortalecer o empreendedorismo na área da alimentação e incentivá-los a montar pequenos negócios. Para esse semestre, temos ainda um curso de hambúrguer que inicia dia 17 de maio”, pontua Alessandro Lamar, coordenador do PTS no Emílio Falcão onde vivem aproximadamente 500 famílias.

Núbia Mendes destacou a importância da parceria da Prefeitura de Timon através das secretarias municipais de Habitação, Educação e Saúde.

“A Prefeitura tem sido uma parceira muito importante. O secretário Falcão, da Habitação, tem acompanhado de perto o projeto, dado um apoio maravilhoso, se empenhando em resolver algumas situações de alta vulnerabilidade encontradas com algumas famílias. O secretário Samuel (Educação) cedeu uma creche para as nossas reuniões e o secretário de Saúde nos cedeu uma sala do posto de saúde para o nosso Plantão Social que funciona com uma assistente social e mobilizadores sociais para receber a demanda da comunidade e dar o encaminhamento, além de fazerem o acompanhamento das famílias”, destaca a coordenadora social.

 

Da assessoria

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael