Destaques

Teresina registra sua menor temperatura no ano e no Nordeste tende a ser baixa nos próximos dias

Quando se pensa no Piauí, vem logo a ideia de muito calor e seca. Isto é verdade em grande parte do ano, mas a combinação de noites sem nuvens e a eventual passagem de ventos frios de origem polar pelo Nordeste podem causar uma acentuada queda da temperatura em muitas áreas da Região.

Recorde de frio em Teresina

A madrugada de 13 de julho foi a mais fria do ano em Teresina. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 17,°C de temperatura mínima na capital do Piauí. O recorde anterior era 19,5°C, no dia 23 de junho. No ano passado, a menor temperatura em Teresina também foi de 17,0°C registrados em julho e em agosto.

Frio de subsidência

A combinação de noites sem nuvens e a entrada de ventos frios de origem polar sobre o Nordeste podem causar uma acentuada queda da temperatura em muitas áreas da Região. O Piauí e outros estados do Nordeste podem registrar temperaturas até menores do 10°C.

Nesta quinta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 12,8°C em Oieras (PI), 15,2°C em Caxias (MA), 13,1°C em Piatã (BA). Temperaturas em torno dos 10°C já foram observadas este ano no oeste da Bahia.

As baixas temperaturas no Nordeste ocorrem especialmente por causa da grande perda radiativa (perda de calor) das noites sem nuvens. Quando grandes sistemas de alta pressão atmosférica influenciam o Brasil, como atualmente, a subsidência é grande e a perda radiativa é intensa.

 

Ar seco

Uma grande massa de ar seco que já atua sobre o Brasil ganha força sobre o Nordeste a partir desta sexta-feira. A umidade tende a diminuir em toda a Região e as noites vão ficar mais secas e frias. A nebulosidade diminui até nas regiões do interior de Pernambuco, no norte da Bahia, no interior da Paraíba que passaram os últimos dias com muitas nuvens.

Com o sol forte, a temperatura sobe muito durante o dia e a tarde é quente. No oeste da Bahia, centro-sul do Maranhão e do Piauí, os níveis de umidade do ar devem atingir marcas em torno dos 20% nas horas mais quentes do dia.

Menos chuva

As condições para chuva diminuem também no leste do Nordeste. Ainda há previsão de chuva no litoral, na zona da mata e no agreste, do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia, mas a frequência e a intensidade da chuva diminuem bastante em relação aos últimos dias. Não mais condições para chuva forte e volumosa. Pelos menos até a segunda-feira, a chuva que ocorrer no leste do Nordeste será rápida e com a presença do sol. As condições para chuva também diminuem no litoral norte do Nordeste.

(Do climatempo)

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade