Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Colégio estadual de Matões recebe premiação de segunda melhor gestão do Maranhão

Ontem, quarta-feira (18), aconteceu a entrega do certificado e troféu do Prêmio “Gestão Escolar” para as professoras Izis Gortz e Célia Pereira, gestoras do C.E. João Paulo I, localizado em Matões-MA. O trabalho das gestoras e de toda a equipe da escola ficou em 2º lugar do Maranhão e a premiação foi entregue pela professora Maxilene Silva, Supervisora de Gestão Escolar da Seduc e pelo professor Luis Alberto Pinheiro, Superintendente de Gestão Educacional, também da Seduc, que foi representando o Secretário de Educação, Felipe Camarão.

Na solenidade também estiveram presentes o gestor da URE Timon – professor Regino Nolêto, juntamente com a diretora de ensino – professora Helena Sousa, a articuladora do Mais IDEB – professora Ana Lúcia Bezerra e ainda a coordenadora do NTE, professora Rosilene Santos. Para prestigiar mais ainda esta grande conquista houve a presença de algumas autoridades políticas de Matões, como vereadores, secretários e o prefeito Ferdinando Coutinho, além dos alunos, professores, demais funcionários do João Paulo I e da professora Arlete Gonçalves, gestora do C.E. Eugênio Barros, também localizado em Matões.

Para a gestora Izis Cortez, que está no cargo há apenas 1 ano e 8 meses, juntamente com a gestora Célia Pereira, o dia foi de muita honra e alegria, por isso, não faltaram agradecimentos. “Este prêmio é fruto do trabalho de todos nós. Agradeço aos nossos alunos, professores, funcionários, nosso trio gestor, em especial ao professor Edilson, supervisor da escola, e agradeço também aos pais e ao grêmio estudantil, que sempre se fazem presentes em nossas ações. Hoje o dia é de gratidão”. Já a professora Célia também agradeceu a todos os presentes, em especial, o apoio e incentivo do gestor regional de educação, professor Regino Nolêto.

Além disso, o seu agradecimento se estendeu a todos os professores que participaram deste prêmio com ideias e incentivos, aos alunos, pais e todos os funcionários da escola. “A educação é feita em conjunto, então se não houver essa parceria de todos não dá certo. Gestão que caminha junto, que vai no mesmo olhar, tem condições de crescer, porque para fazer gestão precisamos de responsabilidade, ter amor pelo que faz e acima de qualquer coisa, desejar o crescimento do que está ocupando aquele espaço, neste caso, nossos alunos. Agradeço também a perseverança da professora Izis. Somos uma equipe e temos uma amizade muito grande. Além do professor Edilson, que soma muito com a gente e faz dar tudo certo. Essa gestão é feita com muito carinho e amor para todos vocês”.

Em seu discurso, o gestor da URE Timon, professor Regino Nolêto, aproveitou para relembrar que o C.E. João Paulo I já passou por várias melhorias e ver que no que a escola está se transformando é motivo de muita felicidade. “Quando nós chegamos aqui pela primeira vez acompanhando o secretário Felipe Camarão, nós sentimos vergonha de entrar na escola pelo estado que a encontramos. Mas o professor Felipe Camarão assumiu compromissos que tem honrado. Sem falar na gestão da escola na pessoa da professoras Izis e Célia, dos professores, alunos e todos os demais funcionários que tem correspondido aos recursos que a escola tem recebido. Por isso nós estamos aqui participando desta solenidade ímpar que traz a premiação de segunda melhor gestão do Estado do Maranhão. Então, mais uma vez parabenizo por essa gestão que é um exemplo não só para Matões, mas para todo o estado. É preciso que os gestores tenham como exemplo esta gestão. Parabéns a todos”.

Em sua fala, o professor aproveitou para mencionar o crescimento da URE Timon no ranking dos Simulados do Mais IDEB. “Nós saímos de 32% na primeira avaliação, fomos para 36% na segunda e chegamos a 39,7% na terceira avaliação. Acredito que com a Prova Brasil, passaremos dos 40% e atingiremos nossa meta. Isso vai depender dos professores que estão fazendo seu trabalho e do empenho e compromisso dos nossos alunos”.

Em seguida, antes da entrega da premiação, foi a vez do professor Luís Alberto, Superintendente de Gestão Educacional e representante do Secretário de Educação, Felipe Camarão, falar um pouco sobre o que é o Prêmio “Gestão Escolar” e parabenizar a escola. “O Prêmio ‘Gestão Escolar’ é uma iniciativa do Conselho Nacional dos Secretários de Educação e o objetivo é dar visibilidade e premiar as boas práticas de gestão escolar observando sempre a gestão democrática. A gestão democrática é quando todos da escola e toda a comunidade escolar participam do processo educativo. Quando isso acontece os resultados são visíveis. Todos os estudos mostram que quando há participação efetiva dos alunos, professores, da gestão e dos pais os resultados aparecem nas provas internas e externas. Por isso, é uma grande honra estar aqui e parabenizo a equipe gestora porque em pouco mais de um ano e meio conseguir um prêmio não é uma tarefa fácil. Mas, claro, que eles não conseguiram isso sozinho. A colaboração de todos vocês foi muito importante para esta conquista”, pontuou.

Foi uma manhã também repleta de apresentações dos alunos, como coral, danças, recitações de poemas e poesias e tudo feito com muita alegria no rosto e sentimento de dever cumprido. Com certeza, será um dia lembrado de forma muito carinhosa por toda a comunidade escolar do C.E. João Paulo I.

(Da assessoria)

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael