Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Coronavírus: Prefeitura de Timon segue vacinando profissionais de saúde, pacientes em diálise e oncológicos

Os pacientes em diálise do Centro de Terapia Renal de Timon – CTR começaram a ser vacinados na tarde de ontem, terça-feira (26). A Secretaria Municipal de Saúde, seguindo o Plano de Imunização Estadual, incluiu nesta primeira fase os pacientes em diálise e oncológicos em tratamento com quimioterapia ou radioterapia no público prioritário para vacinação contra a Covid-19. No CTR, até hoje (27), 61 pacientes devem receber a vacina Coronavac, além de 31 profissionais de saúde que trabalham no local.    Natália Viviane é paciente do CTR e está em tratamento de hemodiálise.

“É muito importante essa vacina para proteger a gente, já que estamos com a saúde mais fragilizada. Ela vai nos ajudar a voltar à normalidade e acabar com essa pandemia”, afirma.

O Governo do Estado do Maranhão estabeleceu como prioridade os pacientes em tratamento por estes estarem expostos constantemente à rotina hospitalar e apresentarem baixa imunidade.  Novas unidades da vacina Timon recebeu nessa terça-feira (26) mais 1.100 doses da vacina, desta vez da Astrazeneca produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a Fiocruz, em virtude do alcance de 70% na vacinação com as doses do primeiro lote.

Timon já vacinou mais de 70% da população inclusa no primeiro grupo prioritário

Até o momento, mais de 70% da vacinação do primeiro grupo prioritário já foi alcançada com o primeiro lote de vacinas recebidas. Nessa primeira fase da vacinação foi priorizado os profissionais da saúde da Rede Municipal e Estadual que estão na linha de frente de combate à doença, idosos institucionalizados e pacientes em diálise. No dia 19 de janeiro, Timon recebeu as primeiras doses das vacinas contra a Covid-19. O primeiro lote trouxe 1.330 doses da Coronavac e, nesta terça-feira (26), o município recebeu mais 1.100 vacinas da Astrazeneca. Os dois lotes foram enviados pelo Governo do Estado e Timon segue realizando a vacinação de acordo com o Plano de Imunização Estadual.

“Recebemos esse segundo lote ontem e ampliamos a cobertura vacinal para atingir gradativamente todos os profissionais da saúde da rede estadual e municipal”, afirma Jefferson Veras, secretário de Saúde do município.

“Estou muito emocionada, porque esse é um momento que a gente espera há muito tempo. Não trabalho diretamente na linha de frente, mas inúmeras pacientes, muitas delas gestantes, saíram do consultório confirmando o diagnóstico para Covid-19. E isso gera uma angústia enorme, porque a gente precisa ajudar elas e também nos proteger. Confesso que nessa última semana eu contei os dias para chegar a minha vez. Emoção é o que me define hoje e esperança de que dias melhores virão”, conta a Dra. Rita Eulálio, ginecologista e obstetra do CAEMI e do CAISM.

Hoje (27), a vacinação segue até às 20h de forma simultânea. Os profissionais estão sendo direcionados aos locais de vacinação seguindo o cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica do município. Os Agentes Comunitários de Saúde- ACS e Agentes Comunitários de Endemias – ACE receberão a vacina no Ginásio de Esportes Francisco Carlos Jansen. Enquanto os profissionais da Policlínica, CAISM, CAEMI, Vigilância Sanitária e CEO estão até às 20h recebendo a vacina na sede da Vigilância Sanitária.

A vacinação dos pacientes dialíticos e profissionais do Centro de Terapia Renal de Timon – CTR deve ser encerrada hoje (27). Ao longo da semana será dada continuidade à imunização do grupo prioritário dessa primeira fase.

 

Com texto e fotos da assessoria

1 comentário

Silvestre
Comentou em 27/01/21

Vacina que estavam aplicando hj no ginásio é a coronavac e ficam fazendo média dizendo que é a astrazenica.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael