Elias Lacerda - WhatsApp
Esportes

A bonita história dos timonenses que estão sendo oportunizados nos JEMs e sonham em ser atletas olímpicos



Governo do Estado do Maranhão

“Viver o sonho olímpico, você também pode!”. Esse é o tema dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2016, que acontecem em São Luís e que oportunizam a milhares de estudantes/atletas de 83 municípios a sonharem com a possibilidade de se tornarem olímpicos; afinal, nessa competição é revelada a maioria dos talentos do Estado. O município de Timon oportunizou a cerca de 100 alunos de escolas públicas e privadas, com idade entre 12 e 14 anos, a irem em busca desse sonho.

jogos atletasAs timonenses Janiely Magalhães e Mariana Feitosa(juntas na foto logo acima), donas das camisas dez e onze, respectivamente, do time de futsal da Unidade Escolar Antônio Bispo, localizada no povoado Campo Grande, são exemplos da vontade de fazer do sonho de ser atleta uma realidade. Ambas, com apenas 12 anos de idade, já comandam a equipe e Mariana, com a braçadeira de capitã, não se exime da “responsabilidade” e solta a voz em quadra: “Vamos, toca a bola!”, “Faz o gol!”, “Vamos que dá!”… E deu certo: mesmo perdendo na estreia por dois gols de diferença para a Escola Valdena, de Buriticupu, o time empatou de 4 a 4, resultado que o mantém na disputa e na briga pela classificação.

jogos futsalMariana, que mora no povoado São Francisco, zona rural de Timon, costuma jogar futebol e, segundo ela, a chance de praticar futsal e de estar nos JEMs já é a realização de um sonho. “Sempre jogo futebol com as mulheres adultas, participo de campeonatos na comunidade, e agora tive essa chance de jogar futsal. Estou feliz e ainda por ter vindo para São Luís e conhecer de perto essa competição entre as escolas”.

jogos voleiNo voleibol, a equipe de Timon, representada pela Unidade Escolar José Sarney, também é estreante nos JEMs. Mas o time já conta Carlos Marinho e José Ribamar Junior, ambos campeões brasileiros de voleibol. A experiência do técnico Jean Pablo e a vontade dos demais em também serem campeões brasileiros já traz bons resultados. O time está invicto, com duas vitórias, e já se classificou para as quartas-de-final do JEMs.

jogos ian valeO ponteiro Yan do Vale da Silva, 12 anos, uma espécie de coringa da equipe, foi essencial nas duas vitórias dos timonenses. Yan, assim como os demais colegas de time, que representa uma escola pública de Timon, também destacou o quanto sonha em disputar um campeonato brasileiro e consequentemente ser um atleta de ponta. “Estar aqui já é um sonho para nós, mas nós queremos muito ganhar a vaga do Brasileiro. Isso é o sonho de todos nós, queremos ser atletas”, comenta Yan.

Isael Silva, representante da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer de Timon e chefe da delegação timonense no JEMs, acompanha os jogos de várias modalidades e também acredita na possibilidade de o município garantir bons resultados. “É gratificante saber que os nossos estudantes/atletas fazem parte dessa competição, são oportunizados a terem contato inicial com as competições esportivas, em especial a escolar, onde todos conseguem adquirir os valores do esporte. Com isso, a cada ano Timon evolui nesse evento, visto que há um incentivo ao esporte escolar”.

MODALIDADES DISPUTADAS – Os Jogos Escolares Maranhense são disputados nas modalidades atletismo, badminton, basquete, beach soccer, capoeira, ciclismo, dama, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, jiu-jitsu, judô, natação, tae-kwon-do, tênis de mesa, karatê, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

jogos unidade

anuncio disque entulho

Você pode ler também!

Deixe um comentário



Barro Forte