Secretaria de saúde de Timon entregou unidades de saúde reformadas e ampliadas

a1

a4

a3As comunidades dos bairros São Francisco e Brejo Sucupira receberam na manhã da última quinta-feira (01) as instalações das Unidades Básicas de Saúde de suas localidades totalmente reformadas e ampliadas. O investimento para as duas unidades foi de R$ 202.460,00 (Duzentos e dois mil, quatrocentos e sessenta reais), oriundos do Fundo Nacional de Saúde.

“Como é bom relembrar e ver como era antes e como está hoje. Esse trabalho da UBS era realizado aqui numa igreja e hoje estamos entregando essa unidade toda equipada e climatizada, graças ao esforço da gestão, que é responsável por conquistar para Timon 18 Unidades Básicas de Saúde construídas e mais 19 reformadas e ampliadas, como esta que está sendo inaugurada hoje. Eu desafio a qualquer um andar em uma das 217 cidades do Maranhão e encontrar unidades com uma estrutura com a das UBS de Timon”, afirmou o gestor de saúde do município, Marcio Sá.

Ainda em discurso, Marcio agradeceu ao Deputado Rafael Leitoa, que estava presente no evento, pela contribuição dessa ação. “O Ministério nos passa o valor da construção, mas é o município que arcar com o terreno, os equipamentos, o valor da contrapartida da obra, o aditivo do melhoramento da construção e, principalmente, o custeio mensal, pois o difícil não é construir, mas manter. Mas graças às emendas do deputado Rafael Leitoa, que destinam à Saúde um valor de R$ 1.650.000,00 (Um milhão, seiscentos e cinquenta mil reais) é que nós estamos conseguindo entregar essas obras para a população, enfatizou o secretário.

Rafael Leitoa destacou a importância de investir na Atenção Básica. “É fundamental que a administração municipal tenha um aliado no Estado para que possa executar as ações na cidade e nós vimos a prefeitura com 18 unidades em construção e outras 19 para reforma e ampliação, mas sem condições de equipar, então resolvemos lançar uma emenda, que cada deputado tem direito, para a Saúde, possibilitando estruturar essas unidades e assim entregar para a população esses equipamentos essenciais para a qualificação da Saúde em Timon”, relatou o deputado.

As duas unidades beneficiarão  1.700 famílias, com profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família do município que disponibilizarão serviços como: atenção integral à saúde da criança (infecções respiratórias, dermatoses, anemia e parasitoses intestinai), atenção integral à saúde da mulher (planejamento familiar, pré-natal, puerpério, ginecologia, prevenção do câncer de colo-uterino e de mama), atenção integral à saúde do adulto (controle da hipertensão arterial e da diabetes mellitus), controle da tuberculose e da hanseníase, saúde bucal, vacinação em geral e medicamentos de atenção básica.

anuncio hotel

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *