Águas de Timon inicia dosagem de produto para aceleração de limpeza da rede de distribuição

A Águas de Timon iniciou, no último dia 11, a dosagem de ortopolisfosfato, produto que atua na dissolução e dispersão de incrustações formadas por cálcio, magnésio, íons de ferro e manganês. O investimento integra o plano de ação que visa a melhoria contínua da qualidade da água. O planejamento foi apresentado pela concessionária à Câmara Municipal, Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados ao Município de Timon (AGERT) e coordenação do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON).

O produto atende às NBR 15007 e 15784, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e possui certificado de não tóxico, ou seja, não é prejudicial à saúde, pois é produzido a partir de matérias primas de grau alimentício. Além de tornar a água novamente cristalina, o ortopolisfosfato impede a formação de novas incrustações, pois forma micro películas nas paredes internas da rede, sem alterar os parâmetros de potabilidade da água.

“O planejamento foi formulado após estudo de consultoria, em que foram elencadas as ações a serem realizadas, como aplicação do produto Econox, de performance superior em sua aplicação, o melhor disponível no mercado, onde seguindo as recomendações, a atuação será avaliada pelo período de 60 dias”, explica o supervisor de distribuição, Max Vasconcelos.

Investimentos para a melhoria da qualidade da água são contínuos e incluem a avaliação de consultores sobre a situação da rede de distribuição; limpeza de tubulação e reservatórios e implantação de sistemas de descargas em 56 pontos estratégicos do município – técnica prevista pela ABNT – NBR 12218.

A dosagem de ortopolifosfato é utilizada por diversas companhias de abastecimento de água, indústrias e demais segmentos. Em Timon, a concessionária opera a dosagem do produto no Sistema II, cuja avaliação ocorrerá por 60 dias. Para efeito de acompanhamento e mensuração, a concessionária realizou filmagens de trechos da rede de distribuição, antes da aplicação do ortopolifosfato, a fim de comparar a evolução da limpeza proporcionada pelo produto.

(Da assessoria)

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *