Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Cerca de 600 próteses auditivas já foram entregues em Timon

842A8811

Na manhã desta sexta-feira (07/04), mais pacientes timonenses cadastrados no Programa Saúde Auditiva foram beneficiados com a entrega de próteses auditivas. A ação aconteceu na Fundação Wall Ferraz, durante a posse dos novos Agentes Comunitário de Saúde de Timon.

 

Ao todo, foram entregues 31 próteses auditivas para pacientes com perda ou deficiência auditiva. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá, até o momento cerca de 600 usuários já foram beneficiados pelo programa, que acontece por meio da parceria entre Prefeitura de Timon, Lyons Clube e APAE.

842A8633

“O município de Timon, com o planejamento estratégico pronto e organizado, fez a adesão a esse programa do Governo Federal. Hoje, a cidade já totaliza mais de 600 pares de próteses auditivas entregues. Isso vem ajudando bastante as famílias que não tinham condições de obter um aparelho desse, já que uma prótese custa em torno de R$ 2.500,00 reais. O par chega ao total de R$ 5 mil. Um valor muito alto para a maioria desses usuários, mas que a prefeitura tem fornecido, proporcionando a essas pessoas a possibilidade de ter sua audição de volta e ter uma vida saudável”, falou o secretário.

 

O prefeito Luciano Leitoa, presente na ação, falou sobre a importância dessa parceria que foi implantada desde o início da sua primeira gestão no município. “Esse programa tem a participação fundamental da prefeitura que colabora por meio da seleção, do atendimento, do acompanhamento do paciente e na possibilidade de proporcionar a estas pessoas a chance de poder escutar novamente, uma vez que é um equipamento muito caro, mas que graças aos esforços da gestão, vem mudando a vida dessas pessoas, que podem voltar a se comunicar e devolver uma vida em sociedade com qualidade”, pontuou o gestor municipal.

842A8762

Pelo programa, os pacientes fazem a consulta no Lyons e, caso seja detectada a existência de perda parcial ou total da audição, ele será inscrito para receber a prótese. O aparelho é digital, regulado por computador de avançada tecnologia. Caso a deficiência seja bilateral, o paciente recebe dois aparelhos. O acompanhamento médico, as próteses e a manutenção e adaptação são totalmente gratuitos e oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

842A8770

Para Maria de Lourdes do Nascimento, que acompanhou sua mãe Raimunda Nascimento – beneficiada com a prótese, o aparelho vai mudar, para melhor, a rotina da família. “Todos nós temos que nos revezar para não deixar ela andar sozinha, por risco de sofrer acidentes, já que não escuta, por exemplo, o barulho dos carros ou qualquer outra coisa que posso atingi-la. Além disso, ela vai poder escutar na missa; ela ficava bastante triste por não poder acompanhar o que o padre dizia”, relatou a filha da beneficiada.

 

Depois do recebimento do parelho, os pacientes terão um acompanhamento para conseguir se adaptar ao uso, especialmente crianças e idosos. O atendimento funciona no Lyons Clube de Timon, de segunda a sexta-feira, das 08 às 12 horas e das 15 às 18 horas. Para participar do programa, é preciso ter em mãos um encaminhamento emitido por um profissional da área, que pode ser adquirido em um posto de saúde do município. Após isso, basta agendar a consulta.

842A8634 842A8655 842A8805 842A8774

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael
Ateliê dos Doces