Coluna do professor Anchieta Coimbra: ‘Minha história minha vida…’.

Bom, para os que me conhecem e conviveram comigo eu digo que sempre me senti muito feliz com a minhas amizades, são lembranças que jamais esqueci. É um pouco da minha história que, com certeza estará sempre marcada em minha memória.

Para os que não me conhecem ainda, gostaria de contar um pouco da minha trajetória de vida…Não tenho nenhum conceito de hegemonia ou qualquer outro aspecto de concepção para essa narrativa, gostaria apenas de falar um pouco sobre mim para que isso possa servir como algo reflexivo ou singular a todas as pessoas que estão vivendo ou vivenciaram situações similares às que vivi…

Sou de uma família muito humilde, sou o último de um grupo de 12 filhos, em que cujos 06 eu não tive a oportunidade de conhecer, pois faleceram antes. Tudo em minha vida foi muito precoce, a participação em pescarias com meus pais, o trabalho na roça e a venda de din-din nos fins de semana nas “coroas” que se formavam no rio Parnaíba. Bons tempos esses…Nossa vida era muito simples, mas a gente era feliz. Minha vida foi assim até os 12 anos de idade, quando por meio do Sr. João Barbeiro eu entrei numa banda chamada “Grupo Palmer”. Minha vida artística nessa banda durou 12 anos, com gravações de discos, gingles políticos e comercias para a televisão, além das festas e bailes que realizávamos todos os finais de semana. Essa banda acabou se tornando muito conhecida, ficando entre as 03 melhores do estado do Piauí. Nessa época tinha também os Geniais de Amarante, os Cartolas, os seis maranhenses, etc.

Apesar da música, nunca deixei de focar nos estudos e, com 17 anos de idade eu já comecei a dar aulas no colégio “Jacira”, quem me deu essa oportunidade foi um dos meus grandes amigos, professor “Alfredo Simões”, uma pessoa irretocável, tanto nos aspectos pessoal, quanto profissional. Tive outras pessoas que me serviram como fonte inspiradora no contexto da formação acadêmica, aqui cito algumas destas pessoas: Dona Teresina Oliveira e Maria José Sá (Padre Delfino), Dona Mundoca (Bandeirantes), Professora Ozenira (Jacira de Oliveira), entre várias outras pessoas.

Aos 18 anos fiz minha estreia na “Tv Timon”, com o programa “Brincando no 07”. Nessa época o grande sucesso da emissora era um programa com “Donizete e Carlos Moraes”. Apesar de ter sido uma experiência rápida, foi também um momento de grande felicidade e aprendizado para mim…Mais tarde trabalhei como professor nos Colégios Santa Terezinha e Teresina, além dos cursos de inglês: CCAA, FISK e YÀZIGI. Em pleno sucesso em minhas carreiras na tv, como educador e na música, aos 23 anos de idade vivenciei duas grandes tragédias na minha vida em um mesmo ano, a morte do meu pai e, 04 meses depois a morte da minha esposa, num trágico acidente de carro. Esses dois eventos ocasionaram mudanças radicais em minha vida, acho que fui do céu ao inferno em pouco tempo, entrei em grande depressão, parei de comer, perdi o gosto pela vida, cheguei a pensar em morrer… Foi um ano que me colocou à prova em tudo, pois fiquei viúvo e com duas filhas, sendo uma recém nascida e outra com um pouco mais de um ano de vida. Me vi perdido, sem chão, sem rumo e sem direção e, como uma grande escolha a fazer…Me entregar ou seguir em frente, o que fazer…?

Decidi seguir em frente… Mas, não foi fácil…Um cara criado numa cidade pequena, cheio de amigos, conhecido e querido por muita gente decide se mudar para Brasília, um mundo totalmente novo, nebuloso, cheio das armadilhas comuns de uma cidade grande. Minha irmã Geralda me acolheu e me abriu as portas para esse recomeço. Contudo, vivi coisas jamais imagináveis advindas de várias situações…Entrei numa verdadeira selva sem nenhum preparo, fui tragado por muitas situações incomuns, demorei a compreender que eu precisava me reinventar se eu quisesse sobreviver e, foi o que eu fiz…Me reinventei.

O sofrimento se transformou em força, as dificuldades em oportunidades e, o que era totalmente nebuloso eu busquei estratégias para enfrentar…. Comecei atuando como professor numa escola particular, depois em contratos temporários que o GDF oferecia para não concursados e, por conseguinte, consegui me aproximar de alguns agentes políticos/públicos. Trabalhei por 12 anos como o Sr. Benedito Augusto Domingos que foi: Administrador Regional de Taguatinga, Deputado Federal, Deputado Distrital e Vice-Governador do D.F. Essa atuação me abriu as portas para outras oportunidades: Trabalhei na Câmara dos Deputados (Terceira Secretaria) nas gestões dos deputados Benedito Domingos, Paulo Paim e Aécio Neves. Depois foquei na área educacional, atuando como professor e gestor das redes de ensino: Sigma, Marista, La Salle, Coração de Jesus e Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC, além de ter ficado 12 anos na Rede de Ensino JK, como diretor de Marketing da Rede e da Faculdade JK.

Meus amigos, fiz aqui um contesto bastante resumido sobre a minha trajetória de vida. Hoje, sou empresário, escritor e palestrante, além de presidente da Associação Comercial da Cidade de Vicente Pires, da qual também já fui prefeito (aqui chamamos de administrador regional). Mas, atuei por 25 anos como professor de Filosofia, Psicologia, Sociologia e Marketing nas maiores redes de educação do Distrito Federal… Deixei de dar aulas há cerca de 08 anos. Me sinto feliz e realizado junto com a minha família. Pois, apesar de ter sofrido muito, de ter suportado inúmeras dificuldades, consegui alcançar muitos objetivos em minha vida. Que mais pode querer um timonense advindo de uma família tão humilde como a minha e ter hoje o reconhecimento pessoal e profissional na capital do país…Penso que minha missão tem sido bem executada…Temos só que seguir em frente com o mesmo entusiasmo, vontade, garra, determinação, foco e, principalmente confiança em si mesmo. Alias, contei um pouco sobre minha história de vida para que todos aqueles que se identifiquem com as mesmas situações com as quais eu passei possam fazer uma boa reflexão e tirar proveito do que considerar importante nesse pequeno contexto…

Não se retraia pela pobreza, dificuldades ou falta de apoio…Tudo só depende de você, acredite em você, pois só você pode quebrar todas as barreiras que a vida lhe oferece e alcançar o sucesso. Você pode, você é capaz….Acredite nisso.

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Um comentário em “Coluna do professor Anchieta Coimbra: ‘Minha história minha vida…’.

  1. Muito bom seu texto. Prof Anchieta.
    Sou o Brito, conheci você de perto aqui em Timon. Tive a oportunidade de participar de seu programa na TV Timon e muitas festas animadas pelo grupo Palmer.
    Parabéns por ter chegado onde chegou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *