Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Jovem Bruna dá continuidade no tratamento contra o câncer pelo SUS

O eliaslacerda.com noticiou nesta semana a campanha de arrecadação de recursos que vem sendo realizada pela jovem timonense Bruna dos Santos Moraes, de 21 anos, que faz tratamento contra um câncer. Fomos atrás de saber mais sobre o caso da garota e descobrimos que ela vem sendo acompanhada pela Central de Regulação Interestadual MA/PI desde o início do seu tratamento. “Todo o processo da Bruna aconteceu pelo SUS e toda a nossa equipe acompanha o caso dela desde 2016, quando foi diagnosticada com câncer de tireóide, através da forte parceria do estado com o município, tudo em Timon. Ela foi encaminhada para o São Marcos, onde iniciou o tratamento e realizou a 1ª e a 2ª cirurgia”, explica Fernanda que acompanha o caso junto à equipe da regulação.

Após a 2ª cirurgia, o médico indicou o tratamento da iodoterapia, que em Teresina é realizada somente pela clínica particular Bionuclear, que também atende pelo SUS. O processo da jovem já estava em andamento para ser liberado pelo SUS, no entanto, por medo de que a liberação demorasse, decidiu realizar a campanha para arrecadar recursos e tentar fazer o procedimento particular. Na clínica a garota teria escutado que pelo SUS seria muito demorado realizar a iodoterapia, o que impulsionou a família e amigos a criar a campanha para ajudar Bruna. Mas a garota foi procurada pela Regulação e descobriu que seu processo está seguindo e com a data da terapia marcada.

A radioterapia com iodo está marcada para o dia 24 de maio, e a sessão será através do SUS e foi marcada pela equipe de trabalho que já vem sendo realizado pela Central de Regulação MA/PI. Graça Rodrigues, gestora da regional de saúde em Timon , explica todo o processo. “Implantamos em junho de 2015 a central de regulação. Quando nós chegamos, era muito difícil realizar o tratamento de câncer em Teresina. Hoje, existem 2.900 pacientes em tratamento através da regulação. O procedimento já está marcado, tudo pelo SUS, e faz parte da pactuação do governo do estado com Teresina, em parceria, e preocupação com os pacientes de Timon. Todo o processo dela é acompanhado e temos toda a documentação. Temos um carinho e uma equipe empenhada com cada paciente. Ficamos preocupados e não entendemos quando vimos a campanha, e entendemos o desespero da família. Entramos em contato com ela e fomos entender o que aconteceu. Logo nós informamos a data para ela”, conta.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael