Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Timon realizou mais um mutirão de prevenção ao Glaucoma

842A6677

A cidade de Timon recebe mais uma vez o mutirão de oftalmologia para diagnóstico e tratamento do Glaucoma. A ação, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (03), já foi realizada algumas vezes na cidade por meio de uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Timon.

“Essa iniciativa é uma campanha do Estado que ocorre com a parceria da prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e apoio do deputado estadual Rafael Leitoa. O atendimento é para a população em geral, sendo um trabalho preventivo, por meio do qual se pode evitar que alguém chegue à cegueira. As pessoas que forem diagnosticadas como portadores de glaucoma irão receber tratamento clínico por meio de colírios para utilização durante três meses. Um medicamento que é bem caro e aqui é passado gratuitamente. Após esse período, o paciente recebe uma nova avaliação”, explicou Marcio Sá, secretário municipal de saúde de Timon.

842A6695

O senhor Paulo Nascimento participa pela segunda vez do mutirão. “Eu tenho glaucoma, e no primeiro mutirão recebi o colírio, melhorando bastante minha visão, mas o médico disse que preciso de cirurgia e por isso estou aqui novamente para mais essa avaliação”, relatou o aposentado.

O atendimento do mutirão aconteceu na manhã desta sexta, na UBS do Parque Piauí I, na Rua Joaquim Pedreira, antiga Rua 5 – onde foi realizada também a aferição de pressão do olho e fundoscopia, além da entrega de colírio grátis. Para o procedimento, os pacientes deveriam levar xérox da identidade e do cartão do SUS.

842A6682

A doença

O glaucoma é resultado do aumento da pressão do líquido que preenche o olho, conhecida como “pressão intraocular”. A pressão elevada tende a destruir gradativamente as células do nervo óptico, comprometendo a visão. É uma doença ocular séria e progressiva que, se não for tratada, pode causar cegueira. Segundo os especialistas, representa um dos problemas mais significativos da saúde pública e afeta com maior frequência pessoas acima de 40 anos, sendo mais comum nas mulheres.

842A6687

Sintomas

O glaucoma raramente apresenta sintomas. Na maioria dos casos, desenvolve-se lentamente, sem que a pessoa perceba. Nos casos mais graves, a pessoa perde a visão periférica e tem a impressão de olhar o mundo através de um cilindro. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar a cegueira, e só é feito através do exame oftalmológico.

842A6679 842A6666 842A6668 842A6675 842A6697

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael