Hotel Parnaíba
Destaques

Alunos da rede municipal de ensino de Timon passarão por avaliação para medir conhecimentos




IMG_2348

Com o objetivo de diagnosticar os índices da Educação Básica da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), institui o Sistema de Avaliação Municipal da Educação de Timon – SAMET. A avaliação será aplicada nos dias 06 e 07 de dezembro e a Semed reuniu, nesta segunda-feira (03.12), supervisores pedagógicos e diretores para orientar sobre a aplicação das provas.

 

A partir deste ano, algumas etapas de todas as escolas da rede municipal de ensino serão avaliadas. Passarão pela avaliação as turmas de 2º período da Educação Infantil em todos os anos; 1º, 4º e 8º ano do Ensino fundamental, nos anos que não tenha avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) ou Prova Brasil, isto é, a aplicação para o Ensino Fundamental só ocorrerá nos anos ímpares.

IMG_2350

Mais de 9 mil alunos das escolas municipais irão fazer a avaliação. “Esta é uma medida para, além de diagnosticar o desempenho dos alunos, contribuir com a melhoria da qualidade da educação municipal, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a educação básica”, afirmou a secretária de educação, Dinair Veloso.

IMG_2343

Os alunos terão o tempo máximo de duas horas para a realização da avaliação e sua aplicação irá ser adequada à rotina da escola. O número de questões varia de acordo com o nível: 2º período e 1º ano serão 10 questões, avaliando habilidades de leitura e escrita; já para o 4º ano serão 22 questões e 8º ano 26 questões, avaliando habilidades de Língua Portuguesa e Matemática. “O processo de aplicação do SAMET vai envolver cerca de 100 aplicadores, em dois dias nos dois turnos, com as provas no turno da manhã, das 7h às 9h e das 9h às 11h; e no turno tarde, das 13 às 15h e das 15h às 17h. Estamos contando com todos os supervisores da rede, gestores adjuntos, coordenadores da Semed e outros técnicos preparados para realizar esse processo”, disse a coordenadora Francisca Lima.

IMG_2347

Você pode ler também!

Deixe um comentário



Barro Forte