Em Timon Agentes de endemias realizam bloqueio químico contra o Aedes Aegypti

Os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Timon continuam as ações para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Nesta quarta-feira (26), será feito mais um bloqueio químico na Vila Osmar.

Este é o sétimo bairro onde o bloqueio é realizado. O coordenador de Endemia do município, Dolamito Marques, explica que a ação é feita com aplicação localizada de inseticida com bomba costal motorizada para eliminar o mosquito Aedes aegypti.

As áreas definidas para a realização do bloqueio levam em consideração o Levantamento do Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa), que aponta os bairros com mais casos confirmados de dengue e notificações no sistema.

Além dos bloqueios, os agentes de endemias também permanecem com as visitas domiciliares de segunda a sexta, além de participar do Bairro Limpo, da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), aos sábados. O bloqueio químico já foi realizado em quadras do Parque União, Parque Piauí, Conjunto Boa Vista, Joaquim Pedreira e São Benedito.

“Nós estamos aplicando, por meio de bombas costais, o inseticida recomendado para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. No momento, nós estamos aguardando a Secretaria de Saúde do Estado fazer a liberação do carro fumacê para intensificarmos a prevenção. Vale ressaltar, que os carros fumacês não pertencem aos municípios. A disponibilidade parte de uma base de controle em São Luís, cada município faz seu planejamento e solicita o suporte”, explica o coordenador de combate a endemias, Dolamito Marques.

 

Da assessoria

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *