Com a clara intenção de desestabilizar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e gerar temor na população, parte da oposição oligárquica veicula, desde ontem, matérias “prevendo” greve nas Upas da capital. Mensageiros do apocalipse, abandonam irresponsavelmente qualquer critério jornalístico ou oportunidade ao contraditório com o objetivo de tentar disseminar o caos e atingir o governador Flávio Dino.

A maioria das notícias dão conta de que, em face de atraso e suposto não pagamento do 13º salário, os funcionários das Upas em São Luís paralisariam as atividades. A apuração não se deu ao trabalho, por exemplo, de conferir se a primeira parcela do 13º salário havia sido paga no meio do ano, como ocorre tradicionalmente.

Em sua conta pessoal no Twitter, o titular da pasta da Saúde no Estado, Carlos Lula, afirmou que os boatos são sempre disseminados pelas mesmas pessoas e classificou os rumores como uma tentativa – frustrada – de instalar o caos. “Não buscar o mínimo de informação ao propagar falsas notícias só tem por objetivo tentar instalar o caos. Meus queridos, não conseguirão”, disse, categórico.

Em agenda da saúde na manhã desta terça, Lula reiterou a indignação diante dos boatos. “Não deem ouvidos a boatos. Desde o dia de ontem, inventaram tantas mentiras, conseguiram se superar. Inventaram que as Upas iriam fechar no Natal e no Ano Novo, isso é uma absoluta mentira, não tem nenhum sentido. Falaram que o 13º não seria pago; nós pagamos metade do 13º em julho e o restante foi pago hoje. Mesmo com todas as dificuldades, mesmo com toda a parafernalha que a gente recebeu do governo anterior, nós não atrasamos pagamentos, nós vamos honrar com todos os pagamentos na Secretaria de Saúde”, informou