O governo de Michel Temer nomeou Silvio de Sousa Pinheiro, do PSDB da Bahia, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação que, entre outras atribuições, é responsável pela gestão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A nomeação de Pinheiro, que já trabalhou no secretariado de ACM Neto (DEM-BA) na prefeitura de Salvador, está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 21.

O FNDE é a principal autarquia vinculada ao Ministério da Educação, dona de um orçamento riquíssimo.

Pinheiro, indicado pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, assume o posto no lugar de Gastão Dias Vieira, exonerado nesta quarta-feira. Vieira é filiado ao PROS do Maranhão e foi nomeado para o comando do FNDE em abril deste ano, ainda sob a gestão da então presidente Dilma Rousseff. Aliado do ex-senador José Sarney e da ex-governadora Roseana Sarney, Gastão pertencia aos quadros do PMDB até o ano passado e já foi ministro do Turismo no primeiro mandato de Dilma.

Por meio da sua página no facebook, Gastão Vieira lamentou a decisão. “O jogo político é duro, meus amigos. E, muitas vezes, o que se leva em consideração não é exatamente aquilo que importa“, desabafou, ao continuar:

Enfrentei muitas guerras à frente desta autarquia e, infelizmente, alguns daqueles que deveriam apoiar minha permanência por aqui, para que nosso estado do Maranhão tivesse maior representatividade em Brasília, foram os primeiros a tentar me apear do cargo. Contra esses, resisti. A duras penas resisti e sobrevivi os últimos meses. Infelizmente, mais uma vez, os interesses republicanos da educação brasileira não prevaleceram“, disparou Gastão.