Lula anuncia morte de Marisa e doação dos órgãos
O Globo – Uma mensagem publicada na página do ex-presidente Lula no Facebook na manhã desta quinta-feira agradece pelas manifestações de carinho recebidas pela família nos últimos dez dias e informa que já foi autorizada a doação dos órgãos de Dona Marisa, a ex-primeira dama que está internada há dez dias no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
“A família Lula da Silva agradece todas as manifestações de carinho e solidariedade recebidas nesses últimos 10 dias pela recuperação da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia Lula da Silva. A família autorizou os procedimentos preparativos para a doação dos órgãos”
A mensagem foi publicada depois do último boletim emitido pelo hospital, divulgado às 10h25 desta quinta e dando conta de que a paciente Marisa Letícia Lula da Silva permanece internada na UTI. “Na manhã de hoje foi realizado dopler transcraniano, sendo identificada ausência de fluxo cerebral”. Em seguida, o boletim diz que, “diante do resultado, com autorização da família, foram iniciados os procedimentos para doação de órgãos”.
A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) anunciou no plenário da Câmara o falecimento da ex-primeira dama Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seguida, a deputada pediu um minuto de silêncio, que foi encerrado com aplausos dos parlamentares. Miro Teixeira (Rede-RJ) pediu que fosse aprovada uma moção de condolências ao ex-presidente Lula.
A ausência de fluxo cerebral já havia sido detectada na noite desta quarta-feira, quando o cardiologista Roberto Kalil Filho disse que o quadro da ex-primeira dama era irreversível. Ela estava sedada e respirava com ajuda de aparelhos, de acordo com o médico. Familiares de Dona Marisa passaram a noite no hospital, acompanhando sua situação.
Veja a íntegra da nota divulgada pelo Sírio-Libanês às 10h25:
“A paciente Marisa Letícia Lula da Silva permanece inalterada na UTI do Hospital Sírio-Libanês. Na manhã de hoje, foi realizado Doppler transcraniano, sendo identificada ausência de fluxo cerebral.
Diante do resultado, com autorização da família, foram iniciados procedimentos para doação de órgãos