DestaquesInformesPolítica

Informes rápidos do eliaslacerda.com

Câmara Municipal de Timon fez o que nenhum outro órgão realizou ainda

uilma-resendeA crise econômica pela qual o Brasil passa não parece ter chegado a Câmara Municipal de Timon. Equilibrada financeiramente e pagando rigorosamente em dias seus servidores desde a gestão do ex-presidente Chagas Cigarreiro, a casa segue sendo muito bem administrada pelo atual presidente Uilma Resende, do PDT.

Com foco na obediência da Lei de Responsabilidade Fiscal, Uilma Resende fez dias atrás o que nenhum outro órgão, seja municipal, estadual ou federal realizou até agora. Ele pagou com muita antecipação a última parcela do 13º salário dos servidores, incluindo efetivos e comissionados.

O pagamento foi efetuado no último dia 18. Uilma Resende tinha até o dia 20, mas preferiu antecipar logo, atitude elogiada pelos funcionários da casa.

 

Sem benefício próprio

E antes que alguém possa imaginar que o vereador tomou tal atitude para beneficiar a sí mesmo, vale lembrar que os vereadores não recebem décimo terceiro. É vedado pela constituição federal.

Nem vereador, nem deputados estaduais, federais, nem senadores.

 

O impacto do supermercado Mateus

supermerca

transitoO supermercado Mateus inaugurado em Timon na última sexta-feira (25) causou grande impacto na cidade e até em Teresina. Mega mercado com vendas no atacado e varejo, o supermercado chegou obrigando as obras do shopping Cocais a andarem mais rápidas, afinal estão atrasadas e o Mateus em apenas um ano já inaugurou seu empreendimento; Também está obrigando o Departamento Municipal de Trânsito a repensar o tráfego na avenida Piauí, pois vem ocasionando congestionamento e trânsito lento no local.

Outro fato observado foi que os teresinenses invadiram Timon para comprar no novo supermercado, o que atiçou a receita estadual do Piauí. Tanto que no dia da inauguração foram pegos várias pessoas   transportando mercadorias sem nota fiscal. Os funcionários da Secretaria de Fazenda do Piauí colocaram barreiras nas duas pontes (Metálica e da Amizade) e não estavam aceitando o cupom fiscal. Só aceitavam se fosse compras com nota fiscal. Para se desvencilhar da situação, muitos teresinenses, claro, tiveram que “ conversar” muito para conseguir passar com suas mercadorias compradas em Timon.

 

O impacto do supermercado Mateus II

Só no seu primeiro dia de vendas, acredita-se que o novo supermercado vendeu milhões de reais em mercadorias. Tava uma loucura de gente comprando. É nessas horas de festa do consumo que muita gente se pergunta: “Crise? Que crise?”

 

O impacto na geração de empregos

O impacto na contratação de funcionários foi tão grande que o Mateus com apenas seu novo supermercado já emprega mais que as três lojas juntas do Comercial Carvalho em Timon.

No Mateus foram cerca de 450 pessoas contratadas, enquanto o Carvalho com as três lojas tem aproximadamente 300 funcionários.

 

Mudanças na administração municipal

jair-maynerO prefeito Luciano Leitoa até que tenta guardar debaixo de sete chaves as mudanças que pretende fazer num segundo mandato , mas não tem jeito, sempre acaba vazando informações. Pelo menos uma delas que o eliaslacerda.com teve acesso,  dar conta que a Secretaria Municipal de Agricultura deverá ser umas pastas a sofrer modificações.

Para aquela secretaria quem está muito bem cotado para assumi-la é o vereador do PSB, Jair Mayner. O parlamentar, que é um dos políticos da base de Luciano com melhor afinidade e trânsito com a zona rural, pode assumir a pasta para abrir vaga para o 1º suplente da coligação do PSB,  Leandro Belo, do DEM.

Conversas tem ocorrido buscando esse entendimento.

 

Fé no futuro

alexandre1Recolhido para se reequipar e bolar estratégias futuras, o deputado estadual Alexandre Almeida já voltou ao seu trabalho na assembleia legislativa com mais discrição.

Ainda analisando o resultado final da eleição e dirimindo problemas resultantes da campanha, Alexandre Almeida tem fé no futuro. Em conversa rápida com o titular do eliaslacerda.com o parlamentar disse: “Dentro de um ano, Elias Lacerda, a situação estará totalmente mudada e mais favorável ainda para nós”.

Esperemos para ver o prognóstico do deputado…

 

Vitória de Roseana

roseana_sarney“Ufa! “. Assim deve ter expressado a ex-governadora Roseana Sarney na semana passada quando o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, pediu o arquivamento do processo por falta de provas no supostos envolvimento dela na operação Lava Jato.

Falta agora a ex-gestora escapar das denúncias do ministério público estadual por  suposto envolvimento no esquema da Secretaria de Fazenda que teria dado prejuízo ao estado durante sua administração em mais de 400 milhões de reais com isenção fiscal a empresas.

 

O caso Rio de Janeiro

sergio-cabralSituação feia mesmo quem vive são dois ex-governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e Antony Garotinho, ambos presos por corrupção.

Cabral caiu na operação federal da Lava Jato. Já Garotinho foi fisgado pela justiça estadual pela compra de votos.

 

Projeto cinema nos bairros

 

p-a-projeto-cinema-nos-bairrosSabe aquela matéria publicada nesta semana pelo eliaslacerda.com sobre o projeto da organização Servir que leva cinema para bairros carentes de Timon ?  O presidente do PHS, contabilista Gildo Sabino, entrou em contato com o site para reivindicar para Pedro Augusto, o P.A., que é seu filho e foi candidato a vereador nas últimas eleições, a titularidade do projeto em Timon.

Gildo enviou um print (veja logo acima) ao eliaslacerda.com lembrando que neste site, ainda em maio, P.A. concedeu entrevista falando de seu projeto de levar cinema para os bairros.

O dirigente do PHS afirmou que não tem nada contra o projeto da organização ligada ao vereador Henrique Júnior em usar também esse projeto, entretanto só gostaria de fazer a ressalva que antes dele, foi Pedro Augusto o primeiro a apresentar a ideia a sociedade timonense.

 

Festa beneficente !

edgarTexto escrito pelo advogado João Santos

Amigos e amigas do face, este da foto é o nosso querido amigo Edgard Carvalho.
Em 13 de agosto deste ano, ele sofreu um engasgo com um pedaço de carne, ficou mais de 10 minutos sem oxigenação no cérebro, o que ocasionou um trauma de extrema gravidade.

Desde estão ele se encontra internado junto ao HOSPITAL GETÚLIO VARGAS (HGV), em Teresina.

Infelizmente ele não tinha plano de saúde e o quadro clínico dele é bastante delicado, sem perspectiva de recuperação à curto ou médio prazo.

Na parte hospitalar, tudo que poderia ser feito foi levado à efeito pelos dedicados profissionais que o atenderam.

Assim sendo, o hospital está na iminência de lhe dar alta, devendo o mesmo ser encaminhado para a sua residência.

Ele é profissional autônomo e só recebe pelo seu trabalho. A família não tem condições de equipar sua residência, sequer com o mínimo possível para o restante do seu tratamento, já que esses equipamentos são caríssimos.

É por esta razão humanitária que nós – amigos e familiares – estamos realizando essa festa beneficente para angariar fundos para a compra dos equipamentos, além das despesas com material de higiene pessoal e alimentar dele.

Os ingressos serão vendidos por mim, mais outros amigos e familiares. Quem quiser adquirir é só entrar em contato comigo no privado.

Quem, caso queira, além da aquisição de convite para a festa beneficente, fazer qualquer tipo de doação, pode falar comigo no privado que passarei o número da conta em nome dele para depósitos.

A ajuda espiritual para a recuperação do Edgard também é de grande valia.

Agradecemos a quem puder  ajudar !

Ps. Agradecemos de já a todos os músicos que se dispuseram a participar do evento sem cobrar cachê, bem como ao vice-prefeito eleito João Rodolfo, pela confecção e impressão dos convites, de forma gratuita.

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade