Do blog do John Cutrim –Na virada de 2016 para 2017 um fato entrou para acervo histórico político da câmara de vereadores de Caxias (cidade a 363 quilômetros de São Luís).
Trata-se da eleição para presidente da casa que culminou em uma votação expressiva, avassaladora e inédita promovida pelos parlamentares caxienses. Dos 19 vereadores, todos votaram pelo sim ao novo nome a sentar na cadeira de presidente da casa.
O vencedor foi Antônio José Bittencourt de Albuquerque, o Catulé (PRB). Ele tem no currículo uma vasta experiência politica, detentor enquanto vereador por sete mandatos. Mas além do favoritismo um fato foi predominante nessa corrida até a presidência. A forte articulação do prefeito Fábio Gentil que tem em Catulé, não só um líder de governo, mas também um amigo de longa data.
Chamou a atenção o fato de oposicionistas como a vereadora Thais Coutinho (PSB), sobrinha do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Humberto Coutinho (PDT), ter votado em Catulé.
O sobrinho de Humberto, Léo Coutinho (PSB), perdeu a eleição de prefeito para Fábio Gentil.